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15/01/2024 às 18:57

REUNIÃO NO PALÁCIO

Sob pressão, Mendes promete anteprojeto de obra no Portão do Inferno em 30 dias e deve agilizar acesso alternativo

Uma das rotas alternativas, a MT-246 deverá ficar pronta em 10 meses e não mais em 18 meses como era a promessa

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Luíza Vieira

Sob pressão, Mendes promete anteprojeto de obra no Portão do Inferno em 30 dias e deve agilizar acesso alternativo

Foto: Daniel B. Meneses/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) garantiu que não medirá esforço para amenizar os impactos causados ao município de Chapada dos Guimarães, em decorrências das constantes interdições da MT-251, no trecho do Portão do Inferno, devido ao risco de desabamento na região. Em reunião com o prefeito da cidade, Osmar Froner (MDB), e com o senador Wellington Fagundes (PL), ficou definido que as obras emergenciais seguirão, mas a expectativa é de que em até 30 dias o anteprojeto da obra definitiva seja apresentado pelo Estado. 

Duas propostas são analisadas: a construção de um túnel que corte o morro ou uma ponte suspensa. Essa definição será feita pela equipe técnica. Além disso, de acordo com o prefeito, o governo também deve antecipar a obra de pavimentação da MT-246, que liga o Distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães, até a MT-351, que dá acesso ao Lago de Manso. Inicialmente, a obra era para ser feita em até 18 meses, porém, houve um acordo para seja agilizada e concluída em até 10 meses. 

O trecho é uma das rotas alternativas para ligar Cuiabá a Chapada. O trecho é de 120 km, ainda mais longo que os atuais 65 km da MT-251, mas é metade do trajeto de quem precisa pegar a BR-364 para chegar ao município pela rota que passa por Campo Verde. Atualmente, a população de Chapada sofre com o frete que está três vezes mais caro, devido à longa distância que os caminhões precisam percorrer. Também houve impacto no preço da água, uma vez que na cidade há três fontes de onde a água mineral é extraída e que abastece o estado. 

Além dessas medidas definidas na reunião, o senador Wellington reforçou a importância do Ibama renovar a licença com a transferência de competência para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para que com isso agilize os licenciamentos necessários para as intervenções sugeridas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

Ocorre que, de acordo com o Ibama, desde 2017 a Sema tinha autonomia para emitir licenciamento e também fazer intervenções necessárias na estrada de Chapada, porém, esta permissão venceu em outubro do ano passado e não houve interesse inicial do órgão estadual em renovar. Tendo sido feita uma nova solicitação somente no dia 29 de dezembro. 

“Foi pedida a renovação da licença da MT-251 para Ibama e espero que seja o mais rápido possível para que a Sinfra continue trabalhando no emergencial. O foco é a renovação dessa licença pelo Ibama e sendo assim, em relação à estrada a Sema irá decidir o que for de licenciamento o mais rápido possível, claro nos causou estranheza existir essa delegação que não era de conhecimento nosso e também a própria ausência da Sema, para que pudesse tomar algumas providências mais ágeis, mas agora o governador já vai convocar todos do governo, deixou bem claro, vamos fazer o que for necessário. Não pode deixar a cidade ilhada”, afirmou o parlamentar.

Com relação às autorizações por parte do ICMBio, Fagundes deixou claro que o instituto só se manifesta com relação às obras novas e não para manutenção.
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