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10/04/2024 às 16:03

CLARO QUE DÁ

Júlio rebate governador e diz que é ‘conversa fiada’ falar que obra da MT-030 é complicada

O deputado afirma que ainda há muito radicalismo quanto a este assunto, mas ele garante que a Assembleia tem o poder de exigir a conclusão da obra

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Júlio rebate governador e diz que é ‘conversa fiada’ falar que obra da MT-030 é complicada

Foto: AL / MT

Sem papas na língua, o deputado Júlio Campos (União) rebateu o governador Mauro Mendes (União) e afirmou que essa história de que construir a MT-030 é muito complicada, é conversa fiada. Para o parlamentar, a nova estrada que deve ligar Cuiabá a Chapada dos Guimarães é necessária e, se for feita por uma boa empresa de engenharia, ela sai tranquilamente.
 
“Não vamos abrir mão de iniciar o projeto da MT-030 porque é uma opção nova para Chapada e essa obra, que dizem que é complicada, isso é conversa fiada. A engenharia brasileira por mais de 40 anos já fez grandes obras no litoral de São Paulo, não é um problema na subida da serra que vai atrapalhar. Acredito que com boas empresas, bons técnicos e escritórios de engenharia isso se resolve”, disse o deputado na manhã desta quarta-feira (10).
 
A declaração faz referência a uma entrevista concedida pelo governador Mauro Mendes na última terça (9) na qual o chefe do Executivo disse que a construção da MT-030 não é algo emergencial que vai resolver o problema de Chapada dos Guimarães que sofre com os problemas estruturais na região do Portão do Inferno, na MT-251. De acordo com Mauro, a construção da nova estrada é bastante complexa e deve levar no mínimo quatro anos para ser concluída.
 
De outro lado, Júlio afirma que ainda há muito radicalismo quanto a este assunto, mas ele garante que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem o poder de exigir a conclusão da obra, afinal, ela já garantiu recursos altíssimos para a execução do projeto.
 
O orçamento para realizar o projeto de construção da MT-030 foi fechado em R$ 15 milhões e mais R$ 35 milhões que serão destinados para o primeiro ano da obra por meio da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra-MT).
 
O imbróglio no Portão do Inferno
 
Desde dezembro do ano passado, a região do Portão do Inferno acumula problemas estruturais devido ao deslizamento de rochas causados pelo grande volume de chuvas.
 
Na semana passada, o governador, acompanhado de uma comitiva de lideranças políticas do estado, se reuniu em Brasília para apresentar ao presidente do Ibama, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça o projeto para solucionar de forma definitiva o problema estrutural. A ideia é realizar o retaludamento do Portão do Inferno.
 
Rodrigo Agostinho garantiu que irá dar a celeridade que o caso requer na tramitação da proposta no Ibama e também disse que irá pessoalmente ao ICMBio para agilizar o processo de licenciamento das obras.
 
Quanto ao posicionamento do Ibama, Júlio é esperançoso e não acredita que o órgão irá fazer “corpo mole” para analisar o projeto apresentado pelo governo de Mato Grosso. Porém, ele lembra que tudo é possível.
 
“Não acredito que ele vai fazer corpo mole em não analisar o projeto, porque tem outras opções do túnel, da ponte em cima do Portão do Inferno. Se o Ibama vetar aquilo que vai derrubar, vai ferir uma sustentabilidade, tem a possível ponte. Tudo é possível no Ibama, ICMBio. Você não pode esperar grandes coisas ali”, diz o parlamentar.
 
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