Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:50:12
informe o texto

Notícias / Geral

18/01/2024 às 17:00

MODAL DE TRANSPORTE

VLT está sob análise, mas não deve ser prioridade no novo PAC, diz União

Cuiabá já tem 12 obras A Casa Civil da Presidência informou que a prioridade é para as obras e projetos que visem Drenagem Urbana e Contenção de Encostas

Alline Marques

VLT está sob análise, mas não deve ser prioridade no novo PAC, diz União

Foto: Secom-MT

Quando parecia superado, eis que o debate sobre o melhor modal de transporte para Cuiabá voltou à tona. A disputa BRT x VLT voltou a fazer parte do dia-a-dia dos debates políticos, liderados pelo governador Mauro Mendes (União) e pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), respectivamente. Em meio à guerra de narrativas, o fato é que o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos está sob análise no âmbito do Novo PAC - Mobilidade Urbana, porém, parece que não será prioridade. 

O Leiagora entrou em contato com a Casa Civil da Presidência solicitando informações de qual é a real situação do projeto junto ao governo Federal para entender melhor a celeuma referente ao modal de transporte. O ministério confirmou que a proposta foi enviada pelo Município de Cuiabá, no âmbito do Novo PAC Seleções - Mobilidade Urbana, e está em análise.  

“No atual momento, as equipes da Casa Civil e dos ministérios executores realizam a análise das propostas enviadas pelos Estados e Municípios. Assim que esse processo for concluído, o próximo passo é a publicação das obras/equipamentos selecionadas(os), bem como os processos de formalização com os entes”, explica o órgão ao Leiagora

Quanto ao prazo para a conclusão dessa análise, a informação é de que está em fase de finalização. Porém, a Casa Civil informou também que a “prioridade é para as obras e projetos que visem Drenagem Urbana e Contenção de Encostas (Cidades Sustentáveis e Resilientes)”. 

Apesar de o VLT ser um dos modais apontados pelo governo Federal como um dos que podem receber recursos do PAC, a prioridade seria para outro tipo de obra. Até o momento, no site do próprio programa não constam obras de mobilidade no estado de Mato Grosso. 

O Novo PAC prevê um investimento total de R$ 1,7 trilhão e foi dividido em categorias: transporte eficiente e sustentável, infraestrutura social inclusiva, cidades sustentáveis e resilientes, água para todos, inclusão digital e conectividade, transição e segurança energética, inovação para indústria da Defesa, educação, ciência e tecnologia e por ultimo, saúde. 

Até o momento, Mato Grosso conta com 217 obras do governo Federal, boa parte delas, relacionadas ao programa de habitação Minha Casa, Minha Vida, mas constam na planilha do novo PAC a construção das BRs 080, 242, 174 e 158, além da construção da Ferrovia Integração do Centro-Oeste (Fico), além de obras de construção de unidades de saúde e de escolas ou creches. 

Já em Cuiabá, 12 obras já estão selecionada para o Novo PAC, sendo duas delas para o Minha Casa, Minha Vida, outra referente ao córrego no bairro Três Barras, há ainda uma obra de infraestrutura para educação básica, também constam obras de restauração da Igreja Senhor dos Passos, do Casarão de Bem Bem - Escola de Música e ainda do Casarão R. Sete de Setembro  - Casa do Patrimônio. O PAC inclui a construção de mais uma unidade de saúde.

Há ainda investimentos para a implantação do sistema de triagem automatizado em Cuiabá e a ampliação da capacidade do Laboratório Central de Saúde Público do Estado de Mato Grosso. E o aeroporto Marechal Rondon também está incluso no pacote. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet