Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:06:39
informe o texto

Notícias / Política

23/01/2024 às 07:30

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Derrubada do aumento na taxa de lixo pode indicar reprovação das contas do prefeito

Nessa segunda, governistas e oposição aprovaram um decreto legislativo que susta o decreto baixado pelo prefeito que aumentava em 212% a taxa lixo na Capital

Kamila Arruda

Derrubada do aumento na taxa de lixo pode indicar reprovação das contas do prefeito

Foto: Leiagora / Câmara de Cuiabá

A derrubada do reajuste na taxa do lixo em Cuiabá sinaliza um novo comportamento dos vereadores da base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), e indica que as contas de gestão do chefe do poder Executivo referente ao ano de 2022 podem ser reprovadas no Parlamento municipal.

Pela primeira vez em muito tempo, governistas e oposição falaram a mesma língua e aprovaram, nessa segunda-feira (22), um decreto legislativo que susta o decreto baixado pelo prefeito que aumentava em 212% a taxa lixo na Capital.

Por incrível que pareça, a iniciativa foi do presidente da Casa de Leis, vereador Chico 2000, um dos principais aliados do emedebista.

A votação desta medida pode indicar como será a votação das contas de gestão de Pinheiro, que deve ocorrer no próximo mês, após o retorno oficial das atividades parlamentares.

Pensando na reeleição, os parlamentares devem adotar uma medida mais independente, buscando descolar da imagem do chefe do Executivo municipal, tendo em vista o desgate que ele acumulou durante suas duas gestões à frente do Palácio Alencastro.

Diante disso, a expectativa é que o Legislativo cuiabano acolha o parecer do Tribunal de Contas do Estado, e reprove os balancetes do preferente referente ao ano de 2022.

Os parlamentares de oposição, inclusive, já dão como certa essa votação, e já estudam, nos bastidores, medidas de desdobramentos, como a proposição de mais uma Comissão Processante contra o gestor.

Recesso

Os vereadores da Capital entraram em recesso parlamentar em 22 de dezembro passado. Nessa segunda-feira (22), contudo, eles interromperam as férias para votar esse projeto de decreto legislativo, e também a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, que estava pendente de votação.

Com a aprovação das duas matérias, os parlamentares retomam o recesso, voltando aos trabalhos legislativos em 2 de fevereiro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet