Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:58:59
informe o texto

Notícias / Geral

31/01/2024 às 09:32

SITUAÇÃO CRÍTICA

Conselho de Medicina se reúne com diretoria do HCan para discutir dificuldades financeiras

Diante da situação, o CRM-MT decidiu fazer um apelo aos órgãos competentes, cobrando uma mobilização rápida e eficaz

Leiagora

Conselho de Medicina se reúne com diretoria do HCan para discutir dificuldades financeiras

Foto: Assessoria

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) discutiu nesta terça-feira (30), as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital de Câncer de MT (HCanMT). Originada pelos atrasos nos repasses por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), a situação coloca o hospital em risco de paralisação das atividades por conta da ameaça de falta de oxigênio e cortes de energia elétrica.
 
Na reunião, conduzida pelo presidente do CRM-MT, Diogo Sampaio, estiveram presentes a Diretoria Médica e o presidente do HCanMT, Laudemi Moreira Nogueira. Diante da situação, o CRM-MT decidiu fazer um apelo aos órgãos competentes, cobrando uma mobilização rápida e eficaz.
 
O diretor técnico do hospital, Rafael Sodré relatou que os atrasos nos repasses ocorrem há anos e que a unidade tem enfrentado os problemas gerados pela inadimplência, inclusive com a busca por uma decisão da Justiça. “Hoje chegamos no limite do suportável, as dívidas com as empresas de energia, fornecedoras de oxigênio e insumos podem comprometer o reabastecimento do hospital. Os atrasos de pagamentos dos médicos e prestadores de serviço podem interromper as cirurgias, quimioterapias e radioterapias. Com muita responsabilidade procuramos o CRM-MT para nos auxiliar e apoiar nessa luta que não é só nossa, mas de todos os mato-grossenses”.
 
Além de direcionar a atenção aos médicos que atuam em condições inadequadas, a preocupação do Conselho é com a situação dos pacientes oncológicos. “Por isso, também é que a colaboração rápida por parte de todos é crucial, de forma a garantir a continuidade do atendimento a esses pacientes enquanto a doença não evolui”, pontuou o presidente do CRM.
 
Sampaio enfatizou que os pacientes oncológicos contam com um atendimento multidisciplinar, por conta da diversidade de situações relacionadas à internação. “A situação demanda uma ação imediata para assegurar o bem-estar dos pacientes e manter a integridade do serviço hospitalar diante dos desafios financeiros enfrentados. O CRM-MT, como representante da ética médica, exorta a sociedade a unir esforços para superar essa crise, garantindo que o Hospital de Câncer continue a oferecer o suporte vital aos pacientes em seu momento mais crítico”.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet