Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:38:01
informe o texto

Notícias / Política

16/02/2024 às 14:13

AINDA RACHADO

Mesmo com consenso em Faiad, Janaina afirma que haverá debandada no MDB se partido seguir Emanuel

O grupo de Janaina quer se desligar da figura de Emanuel e seguir ao lado de Eduardo Botelho

Paulo Henrique Fanaia

Mesmo com consenso em Faiad, Janaina afirma que haverá debandada no MDB se partido seguir Emanuel

Foto: JL Siqueira

Embora o nome do advogado Francisco Faiad como presidente do diretório municipal do MDB em Cuiabá seja consenso entre os grupos de Janaina Riva e  Emanuelzinho Pinheiro, os correlegionários ainda não se sentaram para decidir quais rumos tomar nas eleições majoritárias na Capital: apoiar a candidatura de Eduardo Botelho (União), ou apoiar candidato que será "indicado" pelo atual prefeito Emanuel Pinheiro.

Caso a escolha seja pela segunda opção, Janaina já deixa claro: “Vamos ter que readequar em outros partidos”.
 
A briga entre o grupo de Janaina Riva, que representa a estadual do MDB, e o grupo de Emanuelzinho, capitaneado pelo pai Emanuel Pinheiro, é antiga e foi a responsável por atrasar a definição da Comissão Provisória da Capital.

O grupo da parlamentar quer se desligar da figura do atual chefe do Executivo Municipal e seguir ao lado de Botelho no pleito deste ano. Desta forma, caso Faiad decida seguir ao lado de Emanuel, a deputada afirma que haverá uma debandada de filiados.
 
“A nossa vontade era colocar o diretório estadual para apoiar o Botelho. Era isso desde o princípio. Ficaria o Rogério Varanda, ficaria o vereador Vidal. Agora, com esse novo formato, a gente ainda não sabe, porque não tem como saber, eu não ouvi do Faiad qual o rumo que o partido vai tomar. Mas se o partido for continuar a seguir o Emanuel, o Varanda não vai ficar, nós vamos tirar os nossos candidatos, vamos ter que readequar em outros partidos, esperar essa eleição para depois a gente poder montar o partido novamente”, afirmou Janaina na manhã desta sexta-feira (16).
 
Faiad foi oficializado como o novo presidente do Movimento Democrático Brasileiro em Cuiabá na quinta (15). O advogado foi escolhido por ser um "meio-termo" entre o grupo de Janaina e o deputado federal Emanuelzinho.

Faiad agrada ambos os parlamentares, bem como os seus aliados, como o presidente da sigla em Mato Grosso, o ex-deputado federal Carlos Bezerra, e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro. Isso, porque tem trânsito entre as duas lideranças.
 
Embora demonstre satisfação pela escolha de Faiad, Janaina afirma que ela foi tardia, pois, segundo ela, a presidência nacional do MDB foi induzida a erro para acreditar que o prefeito Emanuel era bem-visto na Capital.
 
“Foi levada ao nacional uma ideia de que o MDB teria candidato, que o governo do Emanuel era um ótimo governo e que ele conseguiria fazer o seu sucessor e nós dizíamos o contrário: ‘olha, o partido vai ficar numa situação difícil, não vai conseguir formar chapa, não vai ter candidatura majoritária’. E a Nacional falou: ‘nós temos um prefeito da capital, a rigor hoje no nosso regimento, o comando é do prefeito’. Nós tentamos conter os danos com essa composição aí de colocar o Faiad, mas como eu disse, veio muito tardia. (...) ”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet