Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:27:52
informe o texto

Notícias / Judiciário

19/02/2024 às 10:45

DEFINIÇÃO

Advogado de Mendes lidera lista tríplice do quinto constitucional da OAB para vaga de desembargador

Entre os escolhidos, o favorito para o cargo, o advogado Hélio Nishiyama foi o mais votado

Paulo Henrique Fanaia

Advogado de Mendes lidera lista tríplice do quinto constitucional da OAB para vaga de desembargador

Foto: Reprodução

O judiciário de Mato Grosso escolheu, na manhã desta segunda-feira (19), os advogados Hélio Nishiyama, Abel Sguarezi e Flaviano Taques como os integrantes da lista tríplice para a vaga destinada ao quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso.
 
Os nomes foram definidos por meio de votação durante a sessão administrativa do pleno. Nishiyama foi o jurista mais votado com 28 votos; seguido de Abel, que recebeu 20 votos, e Flaviano que teve 19 votos.
 
Definida a lista, os nomes serão encaminhados ao governador Mauro Mendes (União), que tem 20 dias para escolher quem será o desembargador dentre os três. Vale lembrar que, Nishiyama é advogado pessoal do chefe do poder Executivo.
 
Paridade de gênero
 

Apesar de a OAB ter definido a paridade de gênero como um dos critérios principais para a definição da lista sêxtupla, todas as mulheres indicadas pela entidade ficaram de fora da “peneira” feita pelo judiciário de Mato Grosso na manhã desta segunda-feira (19).
 
Faziam parte da lista sêxtupla Juliana Zafino, Dinara de Arruda, Glaucia do Amaral.
  
Outras vagas para desembargador


Ainda nesta sessão, a Corte irá definir quais juízes serão "promovidos" ao cargo de desembargador. No total, serão cinco vagas, sendo quatro pelo critério de merecimento e uma por antiguidade.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet