Cuiabá, domingo, 28/04/2024
10:59:45
informe o texto

Notícias / Geral

20/02/2024 às 16:32

CUIDADO

Exagerar no consumo de proteínas pode entupir artérias, diz estudo

Estudo americano realizou experimentos para entender como exagero na ingestão de proteínas pode prejudicar o fluxo sanguíneo

Metrópoles

Exagerar no consumo de proteínas pode entupir artérias, diz estudo

Foto: Getty Images

As proteínas são importantes macronutrientes quando o assunto é construir músculos, mas o exagero no consumo de alimentos proteicos pode prejudicar o fluxo sanguíneo nas artérias, segundo estudo da Universidade de Pitsburgo, dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa publicada na última segunda-feira (19) na revista Nature Metabolism, a cultura da academia estimula o consumo excessivo de proteínas. No entanto, se alguém que não se exercita exagera, o macronutriente cria placas que se acumulam nas paredes das artérias.

Para entender o efeito, o grupo de cardiologistas realizou pequenos testes em humanos e experimentos em ratos. Primeiro, 23 pessoas jejuaram por 12 horas e, em seguida, comeram refeições ou shakes ricos em proteínas. Os participantes, que não praticavam exercícios, tiveram o sangue recolhido antes e depois do teste.

Na segunda parte do estudo, os pesquisadores alimentaram um grupo de ratos com uma dieta hiperproteica, contendo até 45% de suas calorias provenientes do macronutriente. Assim como com os humanos, o sangue dos roedores foi analisado antes e depois do experimento.

Os resultados mostraram que altos níveis de proteína ativam células imunológicas, o que aumenta os níveis de inflamação e o risco de placas nas artérias.

O cardiologista Babak Razani, líder da pesquisa, enfatiza que aumentar o consumo de proteínas pode gerar o acúmulo de placas que atrapalham o fluxo sanguíneo e, consequentemente, aumentar o risco de problemas de saúde como o acidente vascular cerebral (AVC).

“Em vez disso, é importante olhar para a dieta como um todo e sugerir refeições equilibradas que não exacerbam inadvertidamente as condições cardiovasculares, especialmente em pessoas com risco de doenças cardíacas e distúrbios vasculares”, destaca Razani, em entrevista ao site Daily Mail.

Quantidade ideal de proteína

A nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, explica que o consumo ideal de proteínas depende da frequência com a qual a pessoa se exercita e o objetivo dela.

“Para alguém que quer emagrecer, por exemplo, é necessária 1,5 grama de proteína por quilo de peso, em média. Então, uma pessoa de 80 quilos deve consumir 120 gramas do macronutriente por dia”, afirma Rayanne.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet