Cuiabá, sábado, 27/04/2024
11:49:21
informe o texto

Notícias / Política

06/03/2024 às 08:28

MOVIMENTAÇÃO

Corre-corre para troca de partido começa nesta quinta com abertura de janela

Ela fica aberta pelo período de 30 dias

Kamila Arruda

Corre-corre para troca de partido começa nesta quinta com abertura de janela

Foto: Câmara de Cuiabá

As movimentações dos pré-candidatos a vereador devem se intensificar a partir desta quinta-feira. Isso, porque no dia 7 de março será aberta a janela partidária, brecha  que permite que o parlamentar detentor de mandato, troque de partido sem o risco de perder a sua cadeira.
 
Ela fica aberta pelo período de 30 dias. Apesar disso, desde o final do ano passado lideranças políticas estão se articulando, visando a eleição que ocorre em outubro deste ano. Diversos parlamentares aguardam esse período para se estruturar e dar o start em sua campanha eleitoral.
 
A janela também é utilizada pelos partidos para acomodações de novos pré-candidatos, tendo em vista que a Legislação eleitoral determina que, para concorrer à eleição, é necessário estar filiado a um partido político, no mínimo, seis meses antes da data do pleito.
 
Neste ano, a eleição ocorre em 6 de outubro. Diante disso, aqueles que tem o interesse em concorrer a uma vaga nas Câmaras Municipais do Estado, precisam estar filiados a uma sigla até 5 de abril, que é quando também fecha a janela partidária.
 
Janela partidária

Essa regra, chamada de janela partidária, permite que os candidatos que detenham mandato possam trocar de partido sem que sejam punidos por infidelidade partidária. Isso pelo motivo da legislação proibir a troca partidária ao longo do mandato.

Como em 2024 somente os mandatos de vereador são os que estão prestes a terminar, a norma vale apenas para quem ocupa essa função atualmente.

Na prática, isso quer dizer que, neste ano, vereadoras e vereadores eleitos em 2020 terão um mês para mudar de partido e concorrer à reeleição ou às prefeituras dos municípios sem correr o risco de perder o cargo.

Deputadas e deputados que foram eleitos em 2022, por exemplo, só poderão usufruir da regra em 2026, ano em que ocorrerá a próxima eleição geral.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet