Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:16:03
informe o texto

Notícias / Política

01/03/2024 às 18:09

NOVO ENDEREÇO

Local onde será a nova sede da Câmara de Cuiabá deve ser divulgado nos próximos dias

Chico 2000 antecipou que a previsão é de que o novo prédio esteja localizado na região oeste de Cuiabá, nas proximidades do Centro Político

Amanda Garcia

Local onde será a nova sede da Câmara de Cuiabá deve ser divulgado nos próximos dias

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), antecipou que o endereço onde será instaurada a nova sede da Casa de Leis deve ser divulgado nos próximos dias. Conforme o vereador, a Secretaria de Gestão apresentou três áreas para acomodar o projeto.

A expectativa é de que o novo prédio seja locado nas proximidades do Centro Político, região este da Capital.

“A princípio, nos foram apresentados pela Secretaria de Gestão três áreas, as quais nós estamos refletindo sob as três. Uma possivelmente já está descartada, porque é uma área pequena para o tamanho do projeto que queremos. Restam outras duas áreas que nós estamos pensando e refletindo muito em razão do acesso das pessoas até esses locais”, antecipou à imprensa nesta quinta-feira (29).

Promessa antiga

O projeto em torno da construção de uma nova sede foi apresentado por Chico ainda em 2022, época ao qual foi eleito presidente da Casa. Ao longo dos anos, figuras políticas emblemáticas que passaram pelo comando da Câmara também prometeram a mudança endereço, no entanto, ela nunca aconteceu.

Em 1727, a Câmara ficava em um sobrado localizado na Praça Matriz, região central de Cuiabá. Na parte de baixo, funcionava a cadeia da cidade e na parte de cima a Câmara.

Já no período mais atual, em 1947, o prédio ficava em frente à Prefeitura, onde funcionou o antigo Bemat.

Depois disso, se mudou para a Avenida Generoso Ponce e mais tarde, na Avenida Isaac Povoas, no atual Edificio Wall Street.

Tempos depois, o Legislativo Municipal se mudou para a rua Comandante Costa, nº 1494, próximo ao Colégio Coração de Jesus, onde funcionou até 2001.

Depois, passou a funcionar na Avenida Getúlio Vargas, nº 490, na sede da antiga Secretaria de Fazenda, onde ficou até 2005. Foi somente nesse ano que os vereadores passaram a ocupar a sede atual, localizada na Praça Pascoal Moreira Cabral, antiga sede da Assembleia Legislativa.

À época, a Casa era presidida por Chica Nunes, que montou um acampamento em frente ao prédio para garantir que o local se tornasse a Casa do Povo. Isto porque, os deputados haviam se mudado para o Palácio Dante Martins de Oliveira, no Centro Político Administrativo, onde funciona até os dias atuais. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet