Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:10:09
informe o texto

Notícias / Política

04/03/2024 às 15:27

DANO AO ERÁRIO

MP aponta Emanuel como líder dr organização criminosa e coloca 3 ex-servidores como operacionais da quadrilha

Sob o comando do emedebista, o órgão ministerial afirma que eles integram uma organização criminosa “cuja finalidade específica é a sangria dos cofres públicos"

Kamila Arruda

MP aponta Emanuel como líder dr organização criminosa e coloca 3 ex-servidores como operacionais da quadrilha

Foto: Reprodução

Além do afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o Ministério Público Estadual (MPE) ainda pediu ao Judiciário de Mato Grosso que os ex-secretários de saúde do município Célio Rodrigues, Gilmar de Souza Cardoso e Milton Correa, sejam impedidos de assumiram qualquer cargo na administração municipal.

Sob o comando do emedebista, o órgão ministerial afirma que eles integram uma organização criminosa “cuja finalidade específica é a sangria dos cofres públicos, através da obtenção de benefícios ilícitos, com atuação sistêmica e duradoura dentro do poder Executivo Municipal, causando danos imensuráveis ao erário”.

O promotor Carlos Zarour, que assina o pedido, afirma que isso pode ser comprovado pela prática de inúmeras e reiteradas infrações penais que foram objetos de várias operações que recaíram no âmbito da Secretaria Municipal se Saúde.

Como exemplo ele cita as Operações Sangria, Overpriced, Curare, Cupincha, Capistrum, Samrtdog e Overpay. Segundo o integrante do Ministério Público, essas operações demonstram que Emanuel “atua como líder da organização criminosa instaurada na Capital, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem às custas do erário municipal, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas ultrapassam quatro anos”.

Neste sentido, Gilmar Cardoso seria o articulador operacional e Célio Rodrigues e Milton Corrêa os articuladores empresariais.


“Destacam que os representados detêm influencia no aparato policial estadual e federal, de forma a tentar obter dados sigilosos e até mesmo interferir nas investigações em andamento, o que a torna uma organização criminosa especialmente periculosa, razão pela qual a permanência de Emanuel Pinheiro no cargo põe em risco a eficácia e o resultado concreto da persecução e da ordem pública”, diz trecho do pedido.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet