Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:23:09
informe o texto

Notícias / Política

13/03/2024 às 15:03

PLANO B

Governo não cede e deputados vão buscar desapropriar área do Brasil 21 junto a União

O social democrata afirma que o deputado estadual Valdir Barranco (PT) está tentando marcar uma agenda com o ministro das Cidades Jader Filho

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Governo não cede e deputados vão buscar desapropriar área do Brasil 21 junto a União

Foto: Helder Douglas

O Governo do Estado não vai ceder com relação a desapropriação do Loteamento Bom Jesus, mais conhecido como Brasil 21, situado na região do Contorno Leste em Cuiabá. A saída agora será tentar buscar o respaldo da União para resolver o imbróglio.

Um grupo de deputados estaduais tentaram intervir para evitar a demolição das casas que foram construídas no local, mas não obtiveram sucesso. As construções começaram a ser destruídas na manhã desta quarta-feira (13).

As famílias que residiam no loteamento foram retiradas do local nesta terça-feira (12) por meio de uma ação de desapropriação, que cumpriu uma decisão judicial.

“Infelizmente o entendimento do governo é de que o proprietário tem o direito de fazer a demolição”, informou o deputado estadual Wilson Santos (PSD) após reunião com o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia na manhã desta quarta-feira (13).

O social democrata afirma que o deputado estadual Valdir Barranco (PT) está tentando marcar uma agenda com o ministro das Cidades Jader Filho.

“O deputado Barranco está articulando uma ida para Brasília no máximo a te segunda para falar com o ministro das cidades, que é quem toca o programa Minha Casa Minha Vida. Esse ministro tem poder de desapropriar a área”, informou o parlamentar.

Paralelo a isso, Wilson garante que as negociações junto ao Governo do Estado continuam. “O secretário Fabio vai mostrar, na sexta-feira, algumas áreas em Cuiabá. O Governo pode colocar à disposição alguns lotes. Então, a negociação não está terminada. Nos saímos daqui derrotados nessa batalha, mas tem muitas frentes ainda”, finalizou.
 
Manifestação
 
Na manhã desta quarta-feira (13) um grupo de moradores do loteamento marcaram presença na Assembleia Legislativa pedindo moradia. Os manifestantes, contudo, deixaram o Parlamento Estadual as pressas no meio da manhã após receberem a informação de que as casas estavam sendo demolidas.

Diante disso, a Mesa Diretora formou uma Comissão de parlamentares para buscar um diálogo com o Governo do Estado a fim de impedir as demolições.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet