Cuiabá, sábado, 27/04/2024
13:29:18
informe o texto

Notícias / Política

15/03/2024 às 15:15

NO CONTORNO LESTE

Mauro reforça que não vai tolerar invasões em propriedades privadas e cita programas habitacionais

Mauro ainda defendeu a ação da Polícia Militar que, segundo ele, cumpriu o que foi determinado na decisão judicial, dando suporte à ação de desapropriação

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Mauro reforça que não vai tolerar invasões em propriedades privadas e cita programas habitacionais

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) lamenta a situação das famílias do Loteamento Bom Jesus, mais conhecido como Brasil 21 em Cuiabá, que foram, despejadas nesta semana, mas reforça que o Governo do Estado não vai tolerar qualquer tipo de invasão ilegal em uma propriedade privada.

De acordo com o chefe do Executivo Estadual, há no estado e no município de Cuiabá diversos programas habitacioansi para acolher e ajudar a população carente a conseguir uma moradia.
 
“Imagino que ali no meio deve ter pessoas que realmente precisam, mas se elas precisam podem procurar a assistência estadual, o município de Cuiabá, existe um programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, o ‘Ser Família Habitação’, existem muitas formas de você acolher essas pessoas, mas sem invadir propriedade de ninguém", afirmou o governador na manhã desta sexta-feira (15).

Mendes vai mais além e garante que "n
ão há mais espaço pra isso e o governo não vai hesitar em cumprir determinações judiciais". "Nós temos políticas sociais capazes de responder a esses necessitados. Não é necessário e não será tolerável invasão em Mato Grosso”, completou
 
Neste sentido, ele defede a atuação da Polícia Militar que cumpriu o que foi determinado na decisão judicial, dando suporte à ação de desapropriação. “A decisão judicial é clara que nós deveríamos desocupar e o governo vai cumprir toda a decisão judicial. Primeiro porque é um dever nosso, se não cumprir nós estaremos prevaricando e eu não vou cometer esse crime. Nenhum tipo de invasão será admitida. E aquelas que por algum motivo se consolidaram, se tiver uma determinação judicial, polícia de Mato Grosso irá cumprir”, finalizou governador.

A polêmica desapropriação


Na noite de domingo (10), a Polícia Militar começou a açao de desapropriação na área de 16 hectares, identificada como "Loteamento Bom Jesus" (Brasil 21), localizada em Cuiabá, pertencente a Ávida Construtora e Incorporadora S.A. A região é ocupada há cerca de 14 meses por quase mil famílias, conforme a Prefeitura de Cuiabá.

Na segunda-feira (11), os moradores foram retirados e a ação ficou marcada por muita confusão com a Polícia Militar, alguns ocupantes chegaram a pernoitar debaixo de uma ponte às margens da avenida do Contorno Leste, logo após o confronto com as Forças de Segurança.

Foi somente terça (12) que as famílias passaram a ser encaminhadas para um abrigo provisório no Centro Comunitário do bairro Jardim Fortaleza. Porém, o local não foi suficiente para comportar as mais de 100 famílias que estavam no local.

Na quarta (13), os ex-moradores da área se reuniram com representantes do Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa para discutir uma solução para o caso. As famílias desabrigadas chegaram a lotar as galerias da Casa Legislativa em busca de moradia. Mesmo assim, diversas residências foram derrubadas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet