Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
12:14:03
informe o texto

Notícias / Política

19/03/2024 às 08:09

CONFIRA AS OPÇÕES

Abílio, Botelho e Lúdio devem compor com mulher para vice, mas busca é por perfis diferentes

Nos bastidores, leitura é que há pouco espaço para chapa completamente masculina

Jardel P. Arruda

Os três primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto à Prefeitura de Cuiabá, os pré-candidatos Eduardo Botelho (União), Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), devem procurar mulheres para compor a chapa majoritária como candidata a vice-prefeita. Dentro dos diferentes grupos, a análise é de que não há espaço para uma chapa sem uma presença feminina.

Contudo, para cada um deles o perfil procurado é diferente, com objetivo de passar determinada imagem, ou alcançar determinado público eleitor.

Abílio Brunini

Dentro do PL, sabe-se desde o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Abilio Brunini que ele precisa de uma mulher para composição. Isso, porque o público feminino é onde se acumula maior parte de sua rejeição.

Para complementar a chapa, a ideia é buscar uma mulher mais velha que ele, para passar confiabilidade e experiência, de preferência da área da saúde, que deverá ser uma das principais pautas, completando a formação de Abílio, que é arquiteto-urbanista.

Eduardo Botelho

Já dentro do grupo do pré-candidato do União Brasil, Eduardo Botelho, defende-se uma mulher jovem, para equilibrar com o cabeça de chapa que é o mais velho dentre os três principais pré-candidatos, com 65 anos.

Ao mesmo tempo que uma mulher da área de saúde seria bem vinda, Botelho também se beneficiaria de uma aliada da nova política e com entrada no público evangélico. Dessa forma, ele garantiria entrada em um público conservador, que atualmente é onde Abilio mais se beneficia.

Lúdio Cabral

Já o pré-candidato do PT, o médico Lúdio Cabral, tem várias opções de perfis a buscar, mas deve ficar entre duas opções: 

Se beneficiar de uma vice que garanta entrada com o empresariado, como aceno aos comerciantes e também ao setor industrial de Cuiabá. Essa pessoa poderia ser uma indicação do PSD, partido ligado ao agronegócio, porém alinhado à Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB).

Por outro lado, ele também deve ser pressionado a ter na chapa uma mulher negra ou de origem indifena, para ampliar a representatividade da chapa junto às próprias bases. Essa seria uma forma de ampliar o engajamento junto a própria esquerda, mas que não “furaria a bolha” para novos eleitores.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet