Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:54:31
informe o texto

Notícias / Política

26/03/2024 às 13:48

MUDANÇA DE CENÁRIO

Botelho perde apoio do PDT que deve se aliar ao MDB e lançar candidatura própria em Cuiabá

A agremiação foi repassada para o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB) em Mato Grosso, que vai nomear o secretário municipal Francisco Vuolo para o comando da legenda em Cuiabá

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Botelho perde apoio do PDT que deve se aliar ao MDB e lançar candidatura própria em Cuiabá

Foto: Luiz Alves

Uma articulação nacional tirou o PDT do arco de alianças do deputado estadual Eduardo Botelho (União) para a disputa pelo comando do Palácio Alencastro no pleito deste ano. A agremiação foi repassada para o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB) em Mato Grosso, que irá nomear o secretário municipal Francisco Vuolo para o comando da legenda em Cuiabá.

A informação é do suplente de vereador Luis Claudio (MDB). “O presidente nacional entregou o PDT para o deputado Emanuelzinho e o deputado convidou o Vuolo para assumir a presidência e construir uma chapa de vereadores”, enfatizou o parlamentar nesta terça-feira (26).

Diante disso, Luis Claudio defende que o MDB, PDT e PSDB/Cidadania se unam e lancem uma quarta via para a disputa majoritária na Capital. “Eu defendo a candidatura própria, juntar com o PSDB e agora com o PDT, que está aí com a direção do Emanuelzinho. [...]E eu acho que esses três partidos deveriam se juntar e lançar uma candidatura própria”, colocou.

Questionado sobre o fato de o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) ter se colocado como pré-candidato a prefeito de Cuiabá, o parlamentar afirma que não tem dificuldades em apoiá-lo.

“Se esses partidos se unirem e entenderem que esse e o melhor nome, nós estamos prontos para apoiá-lo”, disse.

Chapa proporcional

Para Luis Claudio, a definição da majoritária precisa ser tomada o quanto antes, uma vez que ajuda na composição da chapa de vereadores. Ele acredita que logo após o fechamento da janela partidária, no próximo dia 5, isso já estará definido.

“Na questão da majoritária realmente é necessário que o MDB se posicione já, realmente as pessoas que vem para o MDB, vem perguntando para que lado que vai, quem vai apoiar, se vai ter candidatura própria. Então, acredito que até 7 de abril, o prefeito, o Emanuelzinho e Faiad devem anunciar candidatura própria e também a chapa completa para vereadores”, disse.

Até o momento, o vereador afirma que a chapa já conta com 20 nomes, e a pretensão é eleger de três a quatro vereadores. “Estamos montando a chapa, já temos 20 candidatos, já temos sete mulheres confirmadas. São nove mulheres e 19 homens a chapa completa e nós estamos trabalhando nisso. Fazendo convite a pessoas que julgamos interessantes para compor a nossa chapa”, finalizou.

Apoio a Botelho

Vale lembrar que, em setembro do ano passado, quando Botelho ainda nem tinha sido confirmado como pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) havia anunciado apoio ao projeto político do presidente da Assembleia Legislativa. Na época, a articulação havia sido feita junto ao presidente nacional do partido, Carlos Luppi. 

Efeitos do recuo

A retirada do apoio do PDT a pré-candidatura de Botelho fez com que o vereador Lilo Pinheiro deixasse o partido. O parlamentar anunciou a sua saída na semana passada, mas ainda não informou em qual sigla irá se filiar para disputar a reeleição. Segundo ele, a medida visa garantir o apoio ao projeto majoritária de Botelho.

Após publicação da matéria, o vereador Luis Cláudio voltou a se manifestar sobre o tema através de nota a imprensa. Confira na integra:

O vereador Luis Claudio (MDB) vem a público externar suas mais sinceras desculpas com relação as declarações que fez durante uma entrevista à imprensa nesta terça-feira (26) sobre a situação política do PDT em Mato Grosso.  

“Nesse Juízo de retratação quero pedir desculpas ao PDT, em nome da presidente estadual da sigla, Miriam Calazans dos Santos, por ter mencionado que o partido está sob ordens de grupo político A ou B. Sou filiado ao MDB e não faz parte de minha orientação partidária, fazer qualquer tipo de comentário ou suposição de qualquer outra sigla, seja PDT, seja PSDB. Deixo claro meu respeito as lideranças dos referidos partidos e qualquer aliança fará parte de decisões exclusivas dos mesmos. Ao PDT, meu respeito e consideração. Abraços a todos”. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet