Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
02:11:39
informe o texto

Notícias / Geral

04/04/2024 às 08:22

ATÉ 15 DE ABRIL

Seduc alerta gestores escolares sobre prazo para retificação de dados do censo 2023

Disponibilização dos relatórios por escola no módulo Situação do Aluno está prevista para 10 de maio

Leiagora

Seduc alerta gestores escolares sobre prazo para retificação de dados do censo 2023

Foto: Assessoria


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) alerta aos gestores escolares que o Sistema Educacenso-Inep abriu o prazo para conferência, ratificação e retificação de eventuais erros nas informações prestadas pelas escolas referentes aos estudantes durante o Censo Escolar da Educação Básica 2023.

As unidades escolares têm até o dia 15 de abril para inserir os dados, conforme determina a Portaria N°. 73/2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O censo escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no país. Os dados coletados no levantamento servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

O levantamento também auxilia na compreensão da situação educacional no Estado e no acompanhamento da efetividade das políticas públicas, uma vez que são apuradas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, estudantes, gestores e profissionais em sala de aula.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, orienta que os gestores precisam checar, validar ou corrigir eventuais erros relacionados à Situação de Rendimento ou Movimentação dos estudantes declarados na Matrícula Inicial de 2023, pois, a exatidão é importante para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

“A retificação dos dados deve ser feita por todas as escolas públicas municipais, estaduais e federais, além das escolas privadas de Mato Grosso. Nessa etapa, são preenchidos os dados sobre a movimentação dos estudantes, caso tenham sido transferidos ou deixado de frequentar as aulas, por exemplo, além do rendimento de aprendizagem no ano letivo de 2023”, pontuou o secretário.

Segundo Rodrigo Jacob, coordenador do Censo Escolar da Seduc, a disponibilização dos relatórios por escola no módulo Situação do Aluno, contendo os dados finais de rendimento e movimento escolar, está prevista para o dia 10 de maio.

“A divulgação dos indicadores de rendimento escolar no portal do Inep também está prevista para 10 de maio”, disse, ao reforçar que após o encerramento das retificações, é importante imprimir o recibo e os relatórios”, explicou Rodrigo.

 
Seduc-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet