Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
21:52:05
informe o texto

Notícias / Política

09/04/2024 às 09:02

VAI TER QUE CUMPRIR

Pré-candidatos do União serão obrigados a assinar acordo para cumprir rodízio no Legislativo

A presidente municipal do partido em Cuiabá disse que os postulantes já estão cientes deste compromisso e que o termo irá evitar qualquer tipo de constrangimento no futuro.

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Pré-candidatos do União serão obrigados a assinar acordo para cumprir rodízio no Legislativo

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

Os 40 pré-candidatos a vereadores por Cuiabá pelo União Brasil deverão assinar um termo de compromisso que os obriga a realizar um rodízio na Câmara Municipal, caso sejam eleitos neste ano. Na próxima segunda-feira (15), o grupo deve se reunir na sede do partido na Capital para assinar o documento.
 
Na manhã desta segunda (8), o diretório municipal do partido se reuniu para apresentar a lista dos 40  nomes que querem concorrer a uma cadeira no Legislativo Cuiabano. Durante a cerimônia, a presidente municipal Gisela Simona disse que os postulantes já estão cientes deste compromisso e que o termo irá evitar qualquer tipo de constrangimento no futuro.
 
“Nas entrevistas individuais que nós fizemos houve um pedido e todos aceitaram, sem exceção, de fazer um compromisso de rodízio, ou seja, de ter pelo menos um mês por ano que o vereador se afasta dando condições para que suplentes possam assumir. (...) Como as eleições são de chapa pura, é muito importante que esse tipo de compromisso aconteça nessa fase inicial. Você tendo um documento assinado, isso evita um constrangimento futuro”, disse Gisela que complementa que o partido tem a expectativa de eleger até cinco vereadores.
 
Acerca dos 40 nomes apresentados hoje, Gisela explica que 28 pessoas já têm a preferência, mas até as convenções pode haver alterações. Isso, porque os nomes que ganharem mais força podem conseguir uma vaga e ficar no lugar de alguém na disputa.
 
Gisela sabe muito bem qual é a importância de cumprir o compromisso de fazer o rodízio de cadeiras no Legislativo. Na legislatura passada da Câmara Federal, ela também figurava como primeira suplente de sua coligação, mas não chegou a ficar nenhum dia no Parlamento.

Isso porque os deputados federal Neri Geller (PP), Emanuelzinho Pinheiro (MDB), José Medeiros (PL) e Nelson Barbudo (PL) não abriram espaço para ela.

Atualmente, ele está ocupando uma cadeira no congresso graças a ao fato de Fábio Garcia ter assumido a Casa Civil de Mato Grosso no ano passado.
 
Outras pautas
 
Na reunião da próxima segunda, os pré-candidatos também terão orientações com o corpo jurídico do partido para saber o que pode e o que não pode fazer durante a campanha e também irão debater sobre os números de campanha.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet