Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
15:07:56
informe o texto

Notícias / Política

13/04/2024 às 15:45

CHAPA PESADA

Além de quatro vereadores, União aposta em ex-candidatos a vice e empresários para tentar maior bancada

Leonardo Oliveira e Marcelo Bussiki carregam experiência de serem ex-vereadores e candidatos a vice

Jardel P. Arruda

Além dos quatro vereadores que estão no exercício de mandato, Michelly Alencar (União), Luiz Fernando, Dilemário e Cezinha Nascimento; o União Brasil também aposta em dois nomes já conhecidos do eleitor cuiabano: Já foram vereadores e  candidatos a vice-prefeito: Leonardo Oliveira e Marcelo Bussiki.

O plano do União Brasil é tentar repetir o feito do PL de Mato Grosso na eleição para deputado federal em 2022, quando a chapa aglutinou vários nomes considerados “pesados” e, com isso, conseguiu garantir a eleição de metade da bancada.

Ex-vices

Leonardo Oliveira, é sobrinho de Dante de Oliveira e um dos maiores defensores do legado do finado governador, lembrado como principal nome das Diretas Já. Leonardo foi vereador durante a gestão de Mauro Mendes como prefeito de Cuiabá, entre 2013 e 2016, sendo líder do governo na Câmara. 

Por carregar o prestígio da família Oliveira, possui boa entrada na cuiabania tradicional e também entre a população que ainda tem memória das gestões. É amigo pessoal de Fábio Garcia e, com isso, deve receber algum apoio do secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado. Além disso, é irmão do secretário de Estado de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, apesar de compor grupos políticos diferentes.

Leonardo desistiu da reeleição em 2016 ao ser convencido a ser candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Wilson Santos. Acabou derrotado nas urnas e, depois disso, afastou-se dos holofotes políticos. Retorna com prestígio, mas enfrenta o desafio de ter se afastado das urnas.

Já Marcelo Bussiki, retorna após ter sido indicado por Mauro Mendes para compor chapa com Roberto França em 2020, fez um mandato inteiro de oposição técnica à gestão de Emanuel Pinheiro entre 2017 e 2020. Auditor do Tribunal de Contas do Estado, Marcelo circula bem entre empresários e grupos com viés de moralização da política.

Para além de nomes “famosos”

O União Brasil também aposta em uma composição de empresários, lideranças comunitárias e profissionais liberais para completar uma chapa que tem como meta eleger 5 vereadores. 

Entre eles, Gilson Lindo, empresário da Moda verão; os promotores de eventos Derica Flash Back, João Barulho e Achille; o ativista da causa animal, Marlon Protetor Animal; ligada ao esporte, a professora Batata; e o apresentador Sandro de Martino.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet