Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
15:23:00
informe o texto

Notícias / Geral

13/04/2024 às 11:45

FALTA SANÇÃO

Projeto de Lúdio que define condições adequadas de repouso para profissionais de enfermagem é aprovado

Lúdio Cabral verificou condições precárias ao vistoriar unidades de saúde e propôs regras para que enfermeiros, técnicos e auxiliares tenham condições de trabalho nos plantões

Leiagora

Projeto de Lúdio que define condições adequadas de repouso para profissionais de enfermagem é aprovado

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 204/23, de autoria do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que determina condições adequadas para o repouso dos profissionais de enfermagem durante os plantões nas unidades de saúde públicas e privadas de Mato Grosso. A lei foi aprovada em 2ª votação e ainda tem que ser sancionada pelo governador. 

“A aprovação desse projeto faz justiça aos trabalhadores da enfermagem de Mato Grosso. Os profissionais da enfermagem das unidades hospitalares geralmente trabalham em regime de plantão de 12 horas ou 24 horas ininterruptas e a legislação prevê tempo para repouso dos profissionais durante o plantão. Nós visitamos várias unidades hospitalares com a Comissão de Saúde e identificamos situações muito precárias de repouso, inclusive no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. O local de repouso não pode ser um ambiente improvisado. Tem que ter condições adequadas”, disse Lúdio.

O projeto aprovado lista regras para o local de repouso de enfermeiras e enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem em plantão: ser destinado especificamente para o descanso dos trabalhadores; ser arejado; ter mobiliário adequado; ter conforto térmico e acústico; ter instalações sanitárias adequadas; ter área útil compatível com a quantidade de profissionais diariamente em serviço; e ter ambientes separados para cada gênero. 

“Definimos essas condições no projeto para que as unidades de saúde públicas e privadas tenham ambientes adequados de repouso. O repouso é importante para que os profissionais de enfermagem estejam em boas condições de saúde para cumprir seu dever e prestar atendimento de qualidade aos pacientes. São eles que administram as medicações, preparam os medicamentos, verificam se a dosagem está correta”, explicou Lúdio, que é médico sanitarista e atende em unidades públicas de saúde há 27 anos.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet