Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
00:04:35
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

30/10/2018 às 12:19

Hospital Regional de Sinop adere à campanha Outubro Rosa realizando diversas ações

Redação Leiagora

O Hospital Regional de Sinop aderiu à campanha ?Outubro Rosa? com diversas ações, desde a decoração do refeitório, que está toda caracterizada, até as ações programadas como realização de exames e palestras informativas em todas as enfermarias. A campanha eu tem por objetivo a prevenção ao câncer de mama e colo de útero é uma iniciativa da Comissão de Humanização do HRSINOP e acontece em parceria a Secretaria Municipal de Saúde, através do Atenção Primária em Saúde (APS) de Sinop.

Estão sendo realizados exames de Papanicolau, que detecta doenças como HPV, câncer de colo do útero e diversas doenças sexualmente transmissíveis,  e sendo feitos encaminhamentos de mamografias para as colaboradoras do Hospital, além de orientações sobre os exames da campanha e realização do autoexame das mamas para as pacientes e acompanhantes mulheres, feitos pelos estagiários de Enfermagem da Universidade Cuiabá (UNIC).

No HRSINOP, o quadro de colaboradores é formado em sua maior por mulheres, e hoje no Brasil, o público feminino representa maioria na população e continua sendo a maior clientela do SUS, seja para cuidar da própria saúde ou para buscar assistência à familiares. Elas ainda possuem maior expectativa de vida que os homens e estão sujeitas às patologias específicas da sua fisiologia, como câncer do colo uterino e de mama.

De acordo com a coordenadora de programas estratégicos de saúde do município de Sinop, Moaby Ferreira, a campanha Outubro Rosa no Hospital Regional mostra que  instituições envolvidas estão atentas à saúde dessas trabalhadoras que cuidam de pessoas.

?A Secretaria de Saúde do Município de Sinop está à disposição para atender toda população de mulheres que trabalham no setor de saúde e essa campanha é muito importante porque reflete também em nossos indicadores, e a união da saúde pública beneficia em esse público merece uma atenção diferenciada. A equipe do Hospital foi muito flexível e organizada com tudo que foi solicitado para a realização da Campanha Outubro Rosa", destaca.

A avaliação dos envolvidos na campanha é de que tabus estão sendo quebrados.

?O que a gente observa é que o receito por parte das mulheres com relação aos exames ainda é muito presente, mas nessa campanha aqui no HRSINP, o que está sendo interessante é que a comunicação foi feita e está sendo muito carinhosa, ou seja, desde a divulgação até o dia de fazer os exames, nós não estamos apensas acolhendo, nós estamos de fato abraçando essas mulheres em todos os sentidos, além de deixá-las à vontade para tirar todas suas dúvidas e sobretudo, as parabenizamos por elas estarem participando dessa campanha tão importante?, completou Moaby Ferreira.

Assistência à colaboradora

A campanha Outubro Rosa foi organizada pelo Hospital de acordo com a disponibilidade de horários de cada uma das colaboradoras, justamente para poder atender a todas elas. A técnica em enfermagem da Clínica Médica, Rose Mary de Souza Franco, de 49 anos, não fazia o exame preventivo há dez anos e para ela, só não procurou o exame antes porque tinha medo.

 ?O exame expõe muito o nosso corpo e é natural sentirmos medo e vergonha. Confesso que eu não queria fazer o exame, mas por ser aqui no Hospital, fiz questão de primeiro conhecer a equipe que iria me atender e sinceramente me surpreendi. Desde o primeiro momento senti amor e ética profissional por parte de todos, me senti especial e amada a todo momento, sem contar também me senti segura no ambiente que está acolhedor e tranquilo. Com certeza eu venci o medo e hoje faço questão de falar para todas minhas companheiras de trabalho que me orgulho pela oportunidade. O Hospital está de parabéns por essa campanha?, agradece a colaboradora.

Outra colaboradora que parabenizou a iniciativa é a auxiliar administrativa do faturamento Rafaela da Silva do Nascimento, de 29 anos, que também faz questão de frisar o acolhimento antes da realização do exame. ?O exame por si é constrangedor para nós mulheres, e o que eu achei especial nessa campanha foi a maneira que a equipe me atendeu. Antes de fazer o exame, a enfermeira fez algumas perguntas, nós conversamos bastante ela me deu várias orientações importantes sobre o cuidado com corpo, e tudo isso me deixou bastante a vontade e tranquila para realizar os procedimentos. Eu penso que quando você é recebido com atenção na saúde, por pessoas preparadas, tudo acontece de forma tranquila?.

A assistente social Margarida Dias define como libertadora a campanha Outubro Rosa no Hospital. "Eu realmente tinha muito, muito medo mesmo e vergonha de passar por esses exames preventivos e isso é algo eu penso que não é somente eu que passa por isso, que muitas outras mulheres também se sentem como eu. Mas somos profissionais da saúde, cuidamos diariamente de pessoas e para cuidar, temos mais que obrigação de nos cuidar, temos de dar o exemplo às demais mulheres. O que me chamou a atenção foi a paciência em ouvir e a forma acolhedora das profissionais da saúde do município que vieram nos atender, um jeito de falar tão carinhoso conosco que por natureza somos sensíveis e isso fez a diferença, me deixou nos deixou com sensação de liberdade".

Outubro Rosa nas enfermarias

O Outubro Rosa no HRSINOP também atendeu a todas as pacientes e suas acompanhantes, em parceria com os estagiários de enfermagem da UNIC. Os alunos preparam material especial para abordarem a história da campanha Outubro Rosa e as orientações e patologias dos tipos de câncer que a campanha engloba.

Os estagiários se dividiram em duas turmas de seis alunos e passaram em todos os leitos da unidade e de forma lúdica, mostraram o autoexame das mamas através de um suporte que ajudou na apresentação do exame feito com as mãos. ?Nós fizemos uma introdução sobre a campanha e explicamos para mulheres e homens as causas do câncer, sintomas e sinais, e nós ressaltamos aos pacientes e acompanhantes a importância da prevenção através dos exames e como fazê-los na rede pública de saúde do município?. Os resultados dos exames preventivos serão disponibilizados no prazo de 30 a 40 dias e serão entregues no Hospital pela mesma equipe técnica que realizou os exames.

Direto da assessoria de imprensa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet