Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:52:27
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

30/10/2018 às 16:23

VG e Nossa Senhora do Livramento se unem contra a violência doméstica

Sandra Costa

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos e o prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar do Souza Gonçalves, apresentou dois novos projetos da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher. Trata-se da implantação da Patrulha Maria da Penha e do Serviço Reflexivo para Homens (SER), que é um marco dentro da Rede de Proteção de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar às mulheres dos dois municípios.

Neste primeiro momento, serão atendidas 20 mulheres que tiveram no mês de outubro medidas protetivas aplicadas pela Justiça dentro da Patrulha Maria da Penha e também os respectivos agressores através do Serviço de Reflexão para Homens. Na oportunidade, a prefeita reconheceu como essencial a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de que os processos judiciais de violência contra a mulher e a criança devem ter a preferência e serem acelerados.

?A Patrulha Maria Penha é mais uma ferramenta de apoio do município no combate a violência contra a mulher, na garantia de seus direitos. A atuação do programa assegura, além da presença policial, a proteção de mulheres vítima de violência doméstica e familiar que passam a ser efetivamente protegidas e de forma mais atuante. A medida fortalece ainda mais a rede de proteção à mulher com ações efetivas e acompanhamentos contínuos das vítimas. O município de Várzea Grande possui ações de proteção a mulheres vítima de violência doméstica, mas com a inserção do Programa Patrulha Maria da Penha estará ampliando ainda mais as a rede de proteção, consideradas temporárias, para programas permanentes?, destacou Lucimar Campos.

Com diversas entidades públicas e privadas que participam da Rede de Enfrentamento, além dos Poderes Executivo através das Forças Policiais (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Guarda Municipal), Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Universidade de Várzea Grande - Univag, profissionais foram capacitados tanto para atender as vítimas, como para atender os agressores, e reconstruir a relação social e familiar.

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar é idealizado pelo Ministério Público Estadual (MPE), e conta com a parceria das Prefeituras de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Defensoria Pública, Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social, Delegacia da Mulher/VG, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/VG), Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica de Mato Grosso (ABMCJMT), Liga das Irmãs Ofendidas em seu Sentimento (Lírios) e Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Várzea Grande.

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet