Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:56:57
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

31/10/2018 às 12:26

Botelho deverá ser reeleito presidente da AL com apoio de 18 a 20 deputados

Sandra Costa

O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), deverá ser reeleito novamente para comandar a Mesa Diretora do Parlamento Estadual. A informação é de que o parlamentar já conta com o apoio de, pelo menos, 13 deputados, número suficiente para vencer a disputa. Porém, deverá contar, ao final com um total de 18 até 20 apoiadores.

Os outros deputados que já lançaram pré-candidatura à Mesa, como é o caso da deputada Janaína Riva (MDB), a mais votada do estado e candidata natural ao cargo, deverá recuar da disputa à Presidência, mas entra na briga pela Primeira-Secretaria junto com o deputado e atual primeiro-secretário, Guilherme Maluf (PSDB). Maluf vem alternando nos últimos anos entre os dois principais cargos da Mesa Diretora.

Se por um lado, Maluf sofre com desgaste político em virtude das denúncias apresentadas em delação de seu primo Alan Malouf e que envolve seu nome, por outro lado Janaína defende uma composição mista de deputados antigos e novatos frente à direção do Legislativo. Inclusive, salienta que abriria mão do cargo para um outro deputado que aglutinaria essa chapa mista, pensamento este que agrada muitos outros deputados.

Na semana passada, o novato delegado Claudinei Lopes (PSL), o quinto mais votado, também lançou projeto à Presidência numa composição com os outros dois novatos: Ulysses Moraes (DC) e João Batista (Pros). E quem deve compor nesse projeto é o vereador por Cuiabá, Elizeu Nascimento (DC), também eleito deputado estadual para a próxima Legislatura.

O mais provável é a continuidade de Botelho frente ao comando do Legislativo e ainda com aval do governador eleito, Mauro Mendes (DEM), mesmo este não se envolvendo diretamente na disputa ou demonstrando alguma predileção por deputado. Logo após as eleições, o deputado Dilmar Dal Bosco, chegou a ensaiar uma candidatura à Presidência, mas recuou da disputa em nome de seu correligionário.

A eleição da nova Mesa Diretora acon­te­cerá após a posse da 19ª Le­gis­la­tura no dia 1º de fe­ve­reiro de 2019. Os cargos da Mesa são de pre­si­dente, pri­meiro-se­cre­tário, 1º vice-pre­si­dente, 2º vice-pre­si­dente; 2º se­cre­tário, 3º se­cre­tário e 4º se­cre­tário.

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet