Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
07:11:28
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

05/11/2018 às 23:41

A um dia do prazo final, quase 500 candidatos ainda não entregaram prestação de contas em MT

Sandra Costa

O prazo final para os candidatos que disputaram as Eleições 2018 em Mato  Grosso entregarem suas respectivas prestações de contas termina nesta terça-feira (6) e apenas 10% fizeram a entrega das informações junto à Justiça Eleitoral até esta segunda-feira (5), menos de 24 horas para término do prazo. É o que informa o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Em Mato Grosso, pelos dados estatísticos no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram apresentados 541 pedidos de registro de candidatura para os cargos de governador, dois de senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais, entre os que renunciaram, foram considerados aptos (509) e inaptos à disputa. Conclui-se que, pelo percentual apresentado pelo TRE, apenas de 54 a 55 dos candidatos apresentaram as informações das contas, e os demais, quase 500 candidatos, até agora não forneceram os dados da prestação de contas. O TRE não informou o número de candidatos exatos que fizeram a prestação de contas e nem os nomes desses. Porém, até o dia 30 de outubro, apenas um candidato tinha prestado conta.

A situação é preocupante, já que a não entrega da documentação até o limite da data acarreta sanções. E o alerta fica, principalmente, aos candidatos eleitos que, senão apresentarem a documentação, estarão automaticamente impedidos de serem diplomados.

Lembrando que se as contas forem jul­gadas não pres­tadas, o can­di­dato, mesmo que a apre­sente após o prazo, fi­cará im­pe­dido de obter a cer­tidão de qui­tação elei­toral pelo pe­ríodo de quatro anos ou en­quanto per­durar a omissão.

Os partidos que não apresentam suas contas também são penalizados com a suspensão do recebimento de cotas do fundo partidário por período a ser estipulado na sentença.

ENTREGA - A entrega da prestação de contas deverá ser feita na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) das 12 horas às 19 horas, sendo a recepção e análise dos documentos feitas por ordem de chegada.

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet