Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:23:15
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

13/11/2018 às 12:05

Fórum Sindical fará assembleia geral unificada hoje na Seges, às 14h

Sandra Costa

Com o não pagamento de 2% da parcela referente ao Reajuste Geral Anual (RGA) até a data desta segunda-feira (12), os servidores públicos estaduais se mobilizam na tarde desta terça-feira (13), a partir das 14 horas, em frente à Secretaria de Estado de Gestão (Seges). Há possibilidade de greve geral unificada das categorias de servidores. A última ocorreu em 2016 e durou mais de um mês. 

O objetivo é cobrar uma postura do Governo do Estado diante do impasse, já que os servidores deste Poder, diferente dos demais Poderes, não tiveram seus vencimentos reajustados com base nos índices inflacionários. Por outro lado, o Governo do Estado disse que aguarda um posicionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre julgamento de uma consulta para saber o pagamento é legal. 

Sem conseguir se reeleger nas eleições em outubro, o governador Pedro Taques (PSDB) passa por uma crise sem precedentes ao final da sua gestão de 4 anos. Inclusive, o pagamento do salário dos servidores referente ao mês de outubro trabalho foi feito já no final da tarde desta segunda-feira, prazo final para o pagamento.

A demora no pagamento dos vencimentos até chegou a ser vista como um "bom sinal" por alguns dirigentes sindicalistas (Veja Mais), já que na semana passada o secretário-chefe da Casa Civil, Ciro Gonçalves, falou que o Governo tinha em mãos uma folha complementar com o pagamento do RGA já pronta, aguardando apenas o aval do Tribunal de Contas. 

LEIA MAIS: Ser­vi­dores do Es­tado co­meçam se­gunda-feira sem sa­lário; Fórum fará as­sem­bleia geral  Ser­vi­dores do Es­tado ame­açam greve geral sem pa­ga­mento de RGA

Por outro lado, o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, já tinha dado a entender que o pagamento dessa parcela de R$ 2% com um impacto na folha de algo em torno de R$ 13 milhões, não seria possível, uma vez que isso afetaria os repasses obrigatórios, como o do Fundeb.

Para o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo, Sinpaig, Edmundo César Leite, o que os servidores pedem não é aumento salarial, apenas reajuste inflacionários dos recebíveis, que é um direito de todos. Já o coordenador do Fórum Sindical, Antônio Wagner Oliveira, os servidores do Poder Executivo foram os únicos que aceitaram o parlamento da RGA.

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet