Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:38:23
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

14/11/2018 às 00:38

Resumo Político 04/11 a 10/11

Redação Leiagora

Na semana que passou tivemos o avanço da transição entre o Governo Michel Temer e Bolsonaro. Foram nomeadas 27 pessoas divididas em dez grupos temáticos com cargos garantidos pelo atual Governo, com o objetivo de coordenar os trabalhos relativos à troca de comando nos órgãos e entidades da administração pública federal. Esta equipe conta com sete militares, seis economistas e quatro mulheres.

Foi anunciado o nome da deputada Tereza Cristina Corrêa da Costa (DEM-MS), integrante da bancada ruralista e herdeira de uma das famílias mais tradicionais da política mato-grossense. Tereza é neta do ex-Governador Fernando Corrêa da Costa e bisneta de outro, Pedro Celestino. É uma das famílias que mais gerou políticos em Mato Grosso. Ela é pecuarista em Mato Grosso do Sul, foi secretária estadual e foi eleita para mais um mandato.

A grande estrela da nova equipe continua sendo o juiz Sérgio Moro, que aceitou o cargo de ministro da Justiça. Ele tem concedido muitas entrevistas para a imprensa, sempre respondendo a perguntas como se sua aceitação do ministério contraria posição anterior de não entrar na política. Moro entende que o cargo tem natureza mais técnica e não é eletivo, e reafirmou o desinteresse de disputar eleições em algum momento futuro. Quanto à uma possível aceitação de cadeira no Supremo Tribunal Federal, Moro considerou que é uma possibilidade.

No Estado a transição entre os Governos vem avançando de forma muito discreta. Já nesta semana divulgaram a proposta de redução do número de secretarias de Estado e também de cargos comissionados. Ainda não há nomes confirmados para a composição do secretariado e da administração indireta.

O grande fato da semana passada em Mato Grosso foi a Operação Capitu da Polícia Federal, que prendeu o deputado federal eleito Neri Geller (PP) e também o ex-secretário executivo do Ministério das Cidades Rodrigo Figueiredo. A operação investiga fraudes no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) durante o primeiro mandato de Dilma Roussef, quando Neri Geller foi ministro. Geller já conseguiu um habeas corpus e foi liberado.

Por fim vale destacar os esforços da prefeitura de Cuiabá para inauguração do novo Pronto Socorro. O prefeito transferiu seu gabinete para o local e tem anunciado a inauguração para o próximo dia 05/12.

  Veja o vídeo no seguinte link:   https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=Pp6zvaLokYw&feature=youtu.be
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet