Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:07:23
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

17/01/2019 às 11:33

?O CHOCOLATE NÃO ENGORDA...?

Redação Leiagora

E os cuidados com a saúde?

Este que vos escreve completa 40 anos daqui a pouco mais de dois meses. E como sabemos, depois que entramos nos ??enta?, só saímos se alcançarmos os 100 anos.

Rechonchudo ? mas não tanto quanto vai ficar o valor do meu plano de saúde ?, decidi que preciso rever uma série de questões na minha vida, principalmente relacionadas à alimentação e à atividade física. Chocolate, sorvete, refrigerante, de preferência num sedentário sofá assistindo à Netflix, me acalmam a alma. Mas, como diz uma amiga minha, ?o chocolate não engorda, quem engorda é você?. Verdade! E já que o mesmo se aplica ao ?sedentário sofá?, é preciso tomar as rédeas de uma situação que tem tudo para causar sérios problemas ali na frente.

Semana que vem, cumprindo o calvário do rechonchudo sedentário com pretensões fitness, tem consulta com nutricionista. Juro que estou fazendo um mega esforço mental mega para abrir mão ? ou pelo menos negociar ? aquilo que hoje alimenta minha alma.

Leitor de textos que falam sobre saúde e bem-estar, vivo me deparando com discursos do tipo: coma uma maçã por dia por causa do ferro. Uma banana pelo potássio. Uma laranja pela vitamina C. Alguns chás ajudam no controle da diabetes. Probióticos como o kefir caseiro ajudam na digestão, assim como fibras. Vinho tinto é bom para o coração, e o branco para os nervos. E quem toma cerveja vive mais!

De quatro a seis refeições por dia, mastigando bem e calmamente o conteúdo de um prato colorido. Logo em seguida, escovar os dentes ? de quatro a seis vezes diárias, acompanhando as refeições ?, em suas várias direções e modos, com fio dental e enxaguante bucal sem álcool. É bom massagear a gengiva e escovar a língua também.

E a atividade física deverá ser preferencialmente diária, pelo menos de segunda a sexta, devidamente acompanhada por profissionais da área e em ambiente adequado. Depois deste dia exaustivo, oito horas de sono tranquilo para restabelecer as energias!

No meio tempo, você trabalha, estuda, se entretém, procura se manter informado sobre o que se passa no mundo ao seu redor, vai à terapia, namora, faz sexo ? e sem cair na rotina!

Espero que essa agenda não me leve à ansiedade, o que naturalmente vai me fazer procurar um chocolatezinho para acelerar a produção de serotonina e me deixar menos angustiado, e preso ao círculo vicioso. Mas, é preciso tentar!

Volta e meia conto para vocês como tem sido o meu cotidiano nessa ?nova era?.

E este texto não está se intrometendo na questão estética, nem se propõe a servir de argumento para qualquer tipo de discurso preconceituoso! Estou falando do meu caso, e de não estar me sentindo bem com minha situação. E entendo que é deste ponto que se deve partir. Outra pessoa em minha situação física, mas que se sinta bem e deseje continuar deste jeito, deve assim fazê-lo. Eu não estou legal comigo. Eu quero mudar. O acima se aplica a mim. E viva a liberdade de todos sermos quem quisermos e, acima de tudo, de procurarmos ? e vivermos ? a nossa felicidade! Ponto final.

Por Gabriel Oliveira

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet