Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:46:19
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

23/01/2019 às 09:19

Servidores dormem no Plenário da AL; Batalhão de Choque da PM amanhece na Casa de Leis

Sandra Costa

Acampados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT)desde a última terça-feira (22), servidores públicos estaduais dormiram esta madrugada no Plenário das Deliberações Renê Barbour do Poder Legislativo, em protesto para não deixar que três mensagens do governador Mauro Mendes (DEM) sejam votadas pelos deputados e que vão impactar diretamente nos direitos dos funcionários públicos. Os servidores do Executivo também estão com os salários e o 13º escalonados.

Apesar do presidente da ALMT, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), ter o direito a reintegração de posse do espaço, não utilizou essa ferramenta para retirada dos manifestantes. São mais de mil pessoas mobilizadas. Pelas fotos, é possível ver que os servidores chegaram a dormir pelo chão das dependências do Parlamento Estadual. O fato é histórico.

Já na manhã desta quarta-feira (23), equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar também se encontram nas dependências da Casa de Leis, fazendo policiamento em um dos acessos à Presidência da ALMT. Já na entrada principal do Poder Legislativo, policiais militares também se encontram a postos. Mais informações em instantes.

Os servidores públicos querem a retirada da pauta de votação pro­jetos fun­da­men­tais que os ser­vi­dores não abrem mão. Entre eles a da Lei de Res­pon­sa­bi­li­dade Fiscal, RGA e a Lei da Pre­vi­dência. Porém, não houve acordo por parte do governador Mauro Mendes. Sete deputados estaduais estão à frente da negociação com os servidores. Ja­naina Riva (MDB), Valdir Bar­ranco (PT), Allan Kardec (PDT), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSDB), além de os de­pu­tados já di­plo­mados Lúdio Ca­bral (PT), Elizeu Nas­ci­mento (DC) e João Ba­tista (Pros).

LEIA MAIS:  Em ocu­pação his­tó­rica, ser­vi­dores tomam AL e não há pre­visão de saída; veja vídeo
Ser­vi­dores dis­tri­buem notas falsas de R$100 para co­brar pro­messa de go­ver­nador
Ja­naina la­menta que go­verno não queira ne­go­ciar com ser­vi­dores e afirma que a luta por di­reitos con­tinua
Jus­tiça de­ter­mina de­so­cu­pação de ser­vi­dores e impõe multa de R$ 100 mil; acom­panhe
Ser­vi­dores ?in­va­dem? ple­nário de de­pu­tados para im­pedir vo­ta­ções de pro­jetos po­lê­micos
         

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet