Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:46:27
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

01/02/2019 às 09:16

Fagundes faz lobby para curso de medicina no Araguaia

Josiane Dalmagro

O ministro Ricardo Velez Rodrigues, da Educação, recebeu do senador Wellington Fagundes (PR), na quarta-feira (30.01), para discutir, entre outras coisas, pedidos para que priorize a expansão do ensino superior em Mato Grosso.

No debate, os dois trataram sobre a implantação da Universidade Federal de Rondonópolis, a UFR; a criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso na cidade de Lucas do Rio Verde e avanços no processo de criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, na cidade de Sinop, além da criação de um curso de Medicina em Barra do Garças.

?Precisamos garantir acesso dos nossos jovens para atender a demanda de um estado que dá respostas efetivas ao conjunto dos interesses da União? ? frisou o senador, que deverá continuar ocupando vaga na Comissão de Educação.

De acordo com o senador, a UFR, já trabalha com orçamento próprio e este terá orçamento de R$ 36,5 milhões, divididos entre gestão e manutenção, funcionamento e assistência, além de previdência. Valores esses que foram alavancados em ações do parlamentar, através de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária aprovado no final do ano passado.

?O último passo que falta é a aprovação de um projeto de lei criando os cargos de reitor e vice-reitor. A matéria já está na Câmara dos Deputados e esperamos aprova-la o mais rápido possível. Faremos gestões nesse sentido? ? disse Fagundes.

Pedagogia, História, Matemática, Goegrafia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Medicina, Sistemas de Informação, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD), são os cursos ofertados pela UFR.

O apelo para criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, em Sinop está embasada no fato da cidade estar em franco crescimento, reiterado pelo ministro. ?É uma das cidades que mais crescem no Brasil e isso tem grande importância?.

Já o apelo pelo curso de medicina em Barra do Garças vem da carência de médicos para atender a população da região que compreende todo o Vale do Araguaia, tanto nas cidades localizadas em Mato Grosso como também em Goiás e ainda no Tocantins.

?É a única região que não conta com um curso de medicina? - afirmou o senador.

Direto da redação, Josiane Dalmagro, com informações da assessoria

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet