Cuiabá, domingo, 16/06/2024
12:42:03
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

04/03/2019 às 16:15

Maluf deve ser o próximo presidente do TCE

Redação Leiagora

Após um conturbado processo para chegar ao cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado(TCE), o ex-deputado estadual Guilherme Maluf pode ser o próximo presidente da Corte de Contas.

Conforme o regimento interno do TCE, a eleição da Mesa Diretora funciona em forma de rodizio, impedindo atual presidente, Domingos Neto, de disputar a reeleição.

A eleição ocorrerá na primeira sessão ordinária de novembro deste ano, para um mandato de dois anos.

A Mesa Diretora da Corte composta pelo presidente, vice e corregedor-geral , será escolhida pelos conselheiros por meio de voto secreto. O critério de rodízio é para aqueles que ainda não tenham presidido e para quem já ocupou o cargo a qualquer tempo, alternadamente.

Contudo, sendo o mais novo conselheiro empossano na última sexta-feira (01), mesmo que a contragosto de alguns membros da Corte de Contas ? levando em conta que não se fizeram presente na cerimônia - Guilherme poderá vir a ser o próximo presidente.

O regimento interno cita que a regra do rodízio entre os conselheiros que já tenham exercido a presidência do TCE se dará pela escolha daquele que exerceu o cargo em data mais antiga, ou aquele que nunca tenha exercido.

?O Conselheiro que atender aos critérios de rodízio mencionados nos parágrafos anteriores e tiver interesse em exercer o cargo de Presidente do Tribunal de Contas, deverá se manifestar expressamente até 30 dias antes da data prevista para a eleição?, diz trecho do regimento.

Ainda conforme as regras, o conselheiro que aproveitar o novo rodízio deverá manifestar o seu interesse em exercer o cargo até 5 dias antes da data prevista para a eleição. ?Na ausência dessa manifestação, a eleição deverá ocorrer de forma livre entre os demais conselheiros elegíveis, sem observância dos critérios de rodízio?.

?Os procedimentos referentes à renúncia tácita e ao impedimento de Conselheiro serão aplicados à eleição específica, mantendo-se as regras gerais dos critérios de rodízio para as eleições seguintes, sendo assegurado ao renunciante e ao impedido, se cessada a causa do impedimento, o direito de participação no próximo pleito, segundo os critérios de rodízios previstos no caput deste artigo?, diz outro trecho do regimento.

Direto da Redação, Luana Valentim

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet