Cuiabá, domingo, 26/05/2024
07:11:54
informe o texto

Notícias / Polícia

03/04/2019 às 09:52

Quase 13 mil trotes foram realizados no Ciosp nesse bimestre

Os trotes foram realizados na central que recebe as ligações de Cuiabá e Várzea Grande

Luzia Araújo

Quase 13 mil trotes foram realizados no Ciosp nesse bimestre

Foto: Lenine Martins

Quase treze mil trotes foram realizados no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que recebe as ligações de emergência de Cuiabá e Várzea Grande, nesse bimestre. Janeiro foi o mês que mais contabilizou falsas ligações nos primeiros meses de 2019. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em janeiro e feveiro deste ano foram realizados 12.821 trotes. Desse total, 6.577 foram em janeiro e 6.244 em fevereiro.O mês de março não foi informado pelo órgão.

O Ciosp é responsável pelo recebimento das chamadas emergenciais da Polícia Militar (190), Polícia Judiciária Civil (197), Corpo de Bombeiros (193), Secretaria de Mobilidade Urbana - Semob (118) e o Disque Denúncia Nacional (181). A central também coordena o envio de pessoal e viaturas ao atendimento das ocorrências.

Os trotes também foram computados nos Ciosps de Cáceres e Rondonópolis. Nesse bimestre, a Central de Cáceres recebeu 654 trotes e de Rondonópolis, 2.685.

Nem mesmo a mensagem “Não passe trote. Trote é crime”,  ouvida nos primeiros segundos da ligação, intimida os autores, que, na sua maioria, são as crianças. O balanço mostrou que, na região metropolitana, em janeiro e fevereiro 9.780 trotes foram efetuados por crianças.

Porém os adultos também figuram como autores do crime. Eles foram responsáveis por 6.380 trotes. As práticas mais comuns de trotes são palavrões, relatos inverídicos de violência, assédio aos atendentes e canções.

Para o comandante regional da Polícia Militar em Várzea Grande, coronel PM Marcos Sovinski, os trotes atrapalham os trabalhos das forças de Segurança Pública, geram prejuízos financeiros e prejudica quem realmente precisa de ajuda. 

“Pedimos aos pais e outros familiares, professores e coordenadores de projetos sociais que dediquem um tempo do seu dia para conversar com as crianças explicando a importância de não ligar para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil”, disse.

SMS

Para inibir os trotes feitos por celular e se aproximar do cidadão, a Sesp implantou um sistema de envio de mensagens de texto informativo, que é acionado quando a chamada é classificada como trote pelos atendentes do Ciosp.

A mensagem é enviada automaticamente ao celular com os seguintes dizeres: “Ciosp informa! Você fez uma chamada ao número de emergência que foi classificada como TROTE. TROTE é ato criminoso de acordo com o artigo 340 do Código Penal”.

Já quando a chamada não é um trote, a pessoa recebe o seguinte texto: “Você fez uma chamada ao número de emergência. Estamos empenhados em lhe atender”. A mensagem contém ainda o número e o dia da ocorrência gerada no sistema.

Penalidade

O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo 340 do Código Penal: falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.
Com informações da Assessoria, Hérica Teixeira | Sesp-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet