Cuiabá, sexta-feira, 19/07/2019
16:42:04
informe o texto

Notícias / Política MT

15/05/2019 às 08:20

'Cortes irão prejudicar alunos de baixa renda das UFs', diz Emanuelzinho

A Câmara Federal convocou o ministro da Educação para esclarecer sobre o bloqueio de recursos às Universidades Federais

Luana Valentim

'Cortes irão prejudicar alunos de baixa renda das UFs', diz Emanuelzinho

Foto: Reprodução da internet

O deputado federal, Emanuelzinho (PTB), declarou, em um vídeo postado no stories do seu Instagram, que foi aprovado um requerimento em que convoca a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta quarta-feira (15), na Câmara Federal, para discutir sobre o corte de 30% para o ensino superior, conforme determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

Com a convocação aprovada por 307 votos favoráveis, Weintraub é obrigado a comparecer na Câmara, sob pena de cometer crime de responsabilidade com a ausência ‘sem justificação’, segundo a Constituição Federal.

Emanuelzinho destacou que o objetivo é obter mais informações e dar mais transparência à população. Saber sobre metas, planejamentos e plano de trabalho do Ministério de Educação para a realocação dos recursos.

Saiba Mais: Petista critica corte de R$ 65,8 milhões às universidades de MT
 
“Isso é importante para que dê transparência e a gente possa ajudar a fiscalizar e garantir mais equidade na distribuição desses recursos”, pontuou.

O parlamentar ainda salientou que grande parte esmagadora dos alunos das universidades federais são pessoas com alta renda. E os dados internos que a reitora da Universidade Federal de Brasília forneceu à Câmara é que 2/3 dos 25 mil alunos são pessoas de baixa renda que vivem, no máximo, com uma renda de uma salário mínimo e meio.

“Então isso irá prejudicar especialmente aqueles que dependem das universidades com a forma de assistência social, e querem se dedicar aos estudos para ter uma vida melhor’, disse.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual seu posicionamento em relação a Reforma da Previdência?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet