Cuiabá, sábado, 24/10/2020
18:38:10
informe o texto

Notícias / Judiciário

22/07/2019 às 11:25

Judiciário ajuda parceiros a mobilizar pais para engajamento na vida escolar dos filhos

O Judiciário entrou em campo para garantir a participação efetiva dos pais na vida escolar e em projetos sociais que os filhos frequentam em Guarantã do Norte .

Leiagora

Judiciário ajuda parceiros a mobilizar pais para engajamento na vida escolar dos filhos

Foto: TJMT

O Judiciário entrou em campo para garantir a participação efetiva dos pais na vida escolar e em projetos sociais que os filhos frequentam em Guarantã do Norte (715 km ao norte de Cuiabá). O juiz diretor do Fórum da Comarca, que responde pela Vara da Infância, Diego Hartmann, baixou a Portaria n. 30/2019, que cria o projeto de fomento ao engajamento familiar no desenvolvimento educacional e cidadão de crianças e adolescentes.
 
A primeira reunião com convocação dos responsáveis por meio de intimação judicial ocorreu este mês, no auditório do Tribunal do Júri, e tratou do projeto “Força no Esporte” (Profesp) desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a prefeitura do município. Para o magistrado, o encontro foi um sucesso. “Tínhamos uma grande dificuldade de engajamento dos pais nas reuniões informativas. Os organizadores faziam o convite e apenas 10% compareciam. Dessa vez, por meio das convocações, tivemos 98% de presença”, compara o juiz.
 
“Os pais estavam interessados, houve muitos questionamentos e nossa avaliação foi a melhor possível. Sem engajamento efetivo dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos, a educação, como um todo, fica prejudicada. Como juiz da infância, fico muito feliz de ver que compareceram e estão interessados em tentar melhorar a qualidade da vida dos filhos”, analisou Diego Hartmann.
 
O promotor de Justiça Luís Alexandre também esteve presente no encontro. “Uma parceria como essa que tem o município, a base da FAB, o Judiciário e a Promotoria dá mais força ao projeto. Nós estamos dizendo: pais, vocês precisam participar, vocês estão tendo a oportunidade de enviar os filhos a um local que terão contato com disciplina, ordem, senso de responsabilidade e outros valores extremamente importantes para o ambiente escolar”, comentou. “Um ambiente saudável, seguro para criança e adolescente se envolver com esportes e cidadania é benéfico para impulsionar o rendimento na educação, para a pessoa ir além e ter um futuro melhor do que os pais tiveram.”
 
O diretor do Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), tenente-coronel Leonardo dos Passos de Araújo, reforçou que a ideia do encontro com os pais é ratificar as parcelas de responsabilidade de cada um no projeto. “Aqui falamos da importância do papel dos pais na criação dos filhos, o papel da escola, que ensina as matérias escolares, e da Força Área, que traz valores junto ao esporte para que a comunidade cresça de forma saudável”, apontou.
 
Coordenador do projeto, o chefe do Departamento de Operações do CPBV, major Sales, afirma que a mobilização do MPE e do Judiciário é para que os pais sejam referência para os filhos. “A partir do momento que eu pai começo a me preocupar com meu filho, a dar atenção, a verificar se está realmente participando do processo escolar, consigo dar outra visão para o meu filho”, considera.
 
A próxima reunião, por meio de intimação do oficial de justiça para os pais, está marcada. Será no dia 23 de agosto para tratar do Projeto Escola Segura, desenvolvido pela Policia Militar.
Da assessoria,Alcione dos Anjos/ TJMT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet