Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
01:16:29
informe o texto

Notícias / Política

26/08/2019 às 10:36

​Mendes atribui queimadas à falta de chuva no Estado

O governador disse que esse longo período de estiagem cria um ambiente altamente propicio para as queimadas

Luana Valentim

​Mendes atribui queimadas à falta de chuva no Estado

Foto: Reprodução da internet

Governador Mauro Mendes (DEM) destacou nesta segunda-feira (26), que as queimadas recorrentes em Mato Grosso se devem por um longo período de estiagem, uma vez que o Estado está há mais de 100 dias sem chuvas. A declaração foi em entrevista à Rádio CBN de São Paulo.

Mendes disse que esse longo período de estiagem cria um ambiente altamente propicio para as queimadas.

“Temos que considerar que em 2018 não houve uma estiagem tão longa, pois teve chuvas em julho e agosto, esporádicas, isso evitou que houvessem queimadas. Há um acumulo de maciço vegetal verde no ano anterior e nesse ano, esse longo período de queimada criou esse ambiente propício”, afirmou.

O governador ressaltou que é preciso considerar a irresponsabilidade de algumas pessoas que moram próximos as cidades como pequenos chacareiros, sitiantes e tentam queimar um lixo no seu quintal gerando um fogaréu difícil de controlar.

Mendes pontuou que os números de focos de queimadas no Estado são pequenos, com exceção do grande incêndio que ocorreu no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães no último dia 18 destruindo cerca de 11% de toda a área de conservação, mas foi controlado pelo Corpo de Bombeiros.

“O número de focos oficiais é mais alto do que o histórico e se deve basicamente a esses fatores, mas eu tenho uma radiografia feita pelo Corpo de Bombeiros que mostra que a nossa situação está muito controlada. Existe a participação em algumas regiões muito forte do Corpo de Bombeiros, mas principalmente de uma parceria de produtores rurais”, frisou.

O democrata afirmou que os produtores rurais sabem que esse problema de queimadas no Brasil é relevante, tendo muita gente colaborando nesse sentido.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet