Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
15:57:46
informe o texto

Notícias / Política

03/10/2019 às 17:14

Vereadores Toninho e Joelson vão comandar CPI do Paletó

Marcelo Bussiki (PSB) continuará como presidente por ser o autor do requerimento.

Fernanda Leite

Vereadores Toninho e Joelson vão comandar CPI do Paletó

Foto: Assessoria

Por 13 votos contra 2, a Câmara de Vereadores de Cuiabá definiu na tarde desta quinta-feira (3) os nomes dos vereadores Toninho de Souza (PSD) para relatoria da  CPI do Paletó que investigará o prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) por supostamente ter recebido dinheiro de propina enquanto deputado estadual. Já o vereador Sargento Joelson (PSC) foi escolhido como membro da comissão. 
 
Marcelo Bussiki (PSB) continuará como presidente por ser o autor do requerimento.

A oposição indicou os nomes de Diego Guimarães (PP) para relatoria e Felipe Wellaton (PV). 

A CPI reaberta terá mais 120 dias para concluir os trabalhos, como tem ainda o recesso no fim do ano, é possível que o parecer final seja apresentado somente em abril, isto se não for mais uma vez paralisada pela Justiça. O problema é que ano que vem há eleição e a CPI do Paletó gera um desgaste à imagem do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que apesar de espalhar que pode ficar de fora do pleito, vem articulando uma forte aliança com mais de 10 partidos.

Entenda a judicialização da CPI

A divergência relacionada à CPI do Paletó iniciou há dois anos depois inclusive que já havia sido instalada e iniciados os trabalhos com realização de oitivas. Isto porque quando protocolada haviam nove assinaturas, mínimo necessário para abertura da comissão, no entanto, quando chegou ao plenário outros nomes surgiram no requerimento, como do Adevair Cabral (PSDB) e Mário Nadaf (PV), que são da base do prefeito e se tornaram membros da CPI.

O regimento prevê que as nomeações dos membros devam ocorrer entre os que assinam o requerimento. O vereador Diego Guimarães entendeu que houve uma fraude no processo e judicializou a CPI, que acabou sendo suspensa e ficando paralisada por cerca de dois anos. Agora, a justiça reconheceu a irregularidade e determinou a nomeação de outros dois membros, dentre os nove que assinaram inicialmente o documento.

Para Misael era questionável porque dois vereadores assinantes estão ausentes: Elizeu Nascimento, que renunciou para assumir como deputado, e Gilberto Figueiredo, licenciado para comandar a Secretaria de Estado de Saúde. Mais uma vez a Justiça entendeu que a nomeação deva ocorrer dentre os sete que ficaram. 

Com Alline Marques 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet