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19/12/2019 às 13:30

Atendentes do Ciosp passam por treinamento psicológico para receber ocorrências

O objetivo é perceber a reação e verificar se os servidores possuem preparo para receber ocorrências desta natureza

Leiagora

Atendentes do Ciosp passam por treinamento psicológico para receber ocorrências

Foto: Assessoria

Com uma média de 2.500 chamadas por dia, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) fornece treinamentos de digitação e preparo psicológico aos atendentes do disque denúncia. O objetivo é perceber a reação e verificar se os servidores possuem preparo para receber ocorrências desta natureza.

Já durante o processo de recrutamento, são repassados áudios de ocorrências que foram atendidas anteriormente pelo Ciosp. “Essa parte do preparo dos atendentes serve para uma análise melhor da condição psicológica, e o mais importante de toda ocorrência é saber a localização, saber o endereço exato para que a gente possa encaminhar o apoio”, ressalta a coordenadora substituta do Ciosp da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), tenente-coronel PM Caroline Bianca Chiroli.

Além disso, o processo de filtro para direcionar a ação operacional é fundamental, pois das 2.500 chamadas recebidas diariamente, apenas 500 atendimentos são concretizados. O restante são trotes geralmente feitos por crianças e outras situações que não competem à situação de urgência e emergência.

“O trote mobiliza uma força policial que poderia ser empregada em uma situação de emergência de verdade, ou seja, demanda tempo do policial, da viatura e de quem poderia precisar, além de ser crime federal previsto no artigo 340 do Código Penal, que cabe multa ou detenção de um a seis meses”, enfatiza a tenente coronel PM Caroline Bianca Chiroli.

Para reforçar a demanda da Segurança Pública, com o intuito de facilitar e agilizar o atendimento das ocorrências, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) passou a integrar a equipe do Ciosp no dia 10 de dezembro.

Com a inclusão da força federal, estima-se aumento da demanda diária para 2.900 ligações. Sendo assim, os números de emergência que estão integradas ao Ciosp atualmente são: 190 (PM-MT), 193 (Bombeiro), 197 (Polícia Judiciaria Civil), 181 (Disque Denúncia), 199 (Defesa Civil) e 191 (PRF).

 
Direto da redação, Assessoria | Sesp-MT
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