Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
23:51:07
informe o texto

Notícias / Judiciário

27/02/2020 às 14:15

Pleno do TJ aprova aumento de nove vagas para desembargadores

A proposta foi aprovada por unanimidade, mas com ressalvas feitas pelos desembargadores Juvenal Pereira e Márcio Vidal, que propuseram criação de três e quatro vagas, respectivamente.

Alline Marques e Camilla Zeni

Pleno do TJ aprova aumento de nove vagas para desembargadores

Foto: TJMT

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) decidiu aumentar o número vagas para o cargo de desembargador em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (27). A proposta prevê nove novas vagas e foi aprovada por unanimidade, mas com ressalvas.

O desembargador Juvenal Pereira, por exemplo, foi o primeiro a votar e sugeriu a criação de apenas três vagas. De acordo com ele, o gargalo de Mato Grosso é menor que o do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem menos magistrados o Tribunal de Justiça. Outro que votou contrário à criação de nove vagas, como previa a proposta inicial foi Márcio Vidal, porém, defendeu a criação de apenas quatro.

Quanto ao aumento de vagas, depois de aprovado pelo Pleno, o projeto é encaminhado para a Assembleia Legislativa e, em seguida, é enviado para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A expectativa é de que todo o trâmite seja finalizado ainda neste primeiro semestre de 2020.

Das novas vagas, sabe-se que sete devem ser preenchidas pelos juízes do Poder Judiciário. Os critérios, como antiguidade e merecimento, ainda não foram definidos pelo TJMT. O CNJ também estipula a destinação de vagas para o chamado quinto constitucional. Assim, o Ministério Público de Mato Grosso e a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT) também terão direito a vagas no Pleno.

Um estudo estaria sendo realizado há alguns anos, considerando também o impacto financeiro desses novos desembargadores. O custo da nova folha, porém, não foi divulgado. Atualmente os magistrados do Poder Judiciário recebem salários que variam entre R$ 30 mil e R$ 50 mil, além de benefícios.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet