Cuiabá, domingo, 19/05/2024
15:48:04
informe o texto

Notícias / Geral

19/03/2020 às 17:00

CRM pede que população não tumultue e deixe máscaras para profissionais da saúde

Médica lembrou que há outras formas de prevenção e profissionais precisam dos equipamentos

Camilla Zeni

CRM pede que população não tumultue e deixe máscaras para profissionais da saúde

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Apesar de ter de ser levada a sério, a pandemia do coronavírus não é motivo de histeria. Por isso, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) pediu para que os cidadãos não superlotem mercados e farmácias em busca de itens que podem não ser primordiais para eles. É o caso de luvas e máscaras cirúrgicas.

De acordo com a presidente do CRM-MT,
 Hildenete Monteiro Fortes, já há relatos de falta de máscaras nos fornecedores locais. Por isso, ela diz que é preciso ter critérios no uso do material, que é considerado equipamento de proteção para os profissionais da saúde.

"Os profissionais de saúde correm risco muito maior se não fizerem uso de EPIs e, por outro lado, os pacientes também. Agora, para o uso da máscara cirúrgica, temos que ter critérios. Quem vai usar essa máscara?", comentou a profissional.

Hildenete explica que o equipamento é necessário para qualquer pessoa que, efetivamente, tenha se colocado em situação de risco e, portanto, seja suspeito de ter a doença. É o caso de quem viajou para os estados onde já há mortes e avanço considerável do coronavírus. 


No caso dos profissionais da saúde, o CRM orienta que, além da máscara, usem luvas e aventais descartáveis. No entanto, segundo a presidente, já é sabido que os locais públicos não estão disponibilizando os materiais para os profissionais.

Até o momento,
conforme o Ministério da Saúde, 45 casos são investigados no estado. Segundo Hildenete, ainda não há registros de médicos contaminados em Mato Grosso. 

"Se a gente não tomar cuidado no atendimento ao paciente, corremos grande risco. Os gestores têm que ter responsabilidade, porque, se a gente adoecer, quem vai cuidar desses pacientes? Precisamos ser protegidos para que a gente possa protegê-los", disse.

A médica também lembrou de cuidados básicos que podem ser adotados pela população e que também são eficazes na prevenção à doença. Confira:
  • Isolamento de 15 dias para quem teve contato com alguém com suspeita ou que viajou recentemente;
  • Lavar as mãos com frequência;
  • Fazer uso de álcool em gel para higienização;
  • Evitar contato físico com outras pessoas;
  • Evitar levar a mão ao rosto;
  • Cobrir o nariz e a boca em caso de gripe ou ao tossir e espirrar;
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet