Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:17:44
informe o texto

Notícias / Geral

09/02/2024 às 17:58

PREVENÇÃO

SES orienta medidas preventivas contra a Covid-19 no Carnaval

Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recomenda a vacinação somada às medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e higienização das mãos para evitar a proliferação do vírus

Leaigora

SES orienta medidas preventivas contra a Covid-19 no Carnaval

Foto: Secom-MT

O clima de Carnaval é marcado pela alegria dos foliões. Para que essa diversão seja garantida, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) orienta a população sobre as medidas necessárias contra a Covid-19, como a vacinação e o uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%.

“Não podemos baixar a guarda para o vírus, em especial no período festivo do carnaval. É importante que as pessoas aptas à vacinação busquem uma unidade de saúde para se imunizarem contra a Covid-19.  A vacina ainda é o método mais eficaz no enfrentamento às formas graves da doença”, lembra o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

O gestor ainda alerta que, em caso de sintomas gripais, o recomendado é não sair de casa e fazer o teste da Covid-19 no tempo oportuno. Ele lembra que muitas pessoas aproveitam o feriado prolongando para visitar amigos e parentes.

“Sabemos que o vírus da Covid-19, assim como o da influenza, é gripal e transmitido por vias respiratórias, por isso é imprescindível o isolamento nestes casos. Outra medida necessária é não frequentar casa de familiares e amigos, porque, para além do carnaval, muitas pessoas aproveitam esse feriado prolongado para fazer visitas, o que pode colaborar para o contagio do coronavírus”, alerta o secretário.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, ressalta que todo cuidado é válido para uma folia segura. 

“O carnaval é um período de alegria e descontração, mas temos que ficar vigilantes o tempo todo. Então, quem puder, saia de casa munido de um kit de cuidados básicos, como álcool 70%, seja em gel ou líquido, sabão, se possível, e máscara descartável”, recomenda.

Conforme o Painel Epidemiológico da Covid-19, de 01 a 07 de fevereiro de 2024, Mato Grosso registrou 6.199 casos da Covid-19 e 27 óbitos em razão da doença. Em 2023, neste mesmo período, foram registrados 7.696 casos e 36 óbitos, números que apresentam uma queda de 19% entre os casos confirmados e de 33% entre as mortes por coronavírus.

"Estamos falando de uma doença imunoprevenível, ou seja, ela pode ser controlada, mas para isso é imprescindível a colaboração de todos”, pontua Alessandra.

Novo informe epidemiológico

Com o objetivo de orientar os estudantes, professores, gestores, funcionários, pais ou responsáveis de alunos, além da comunidade em geral, a SES divulga o segundo Informe Epidemiológico da Covid-19, que está disponível AQUI.

No documento, a Secretaria traz algumas orientações para o ambiente escolar, como a necessidade da vacinação, do distanciamento social, do uso de máscaras, higienização das mãos e adequação dos ambientes, com incentivo à ventilação natural. 

O informe ainda recomenda a promoção do acesso à informação por meio de atividades educativas, o não compartilhamento de objetos, implementação de protocolos para monitoramento de sintomas, ensino remoto em caso de necessidade e uma comunicação efetiva entre a instituição de ensino e as Secretarias Municipais de Saúde.

Ação do Estado

Os municípios são os responsáveis pela aplicação dos imunizantes e pelo desenvolvimento das estratégias de vacinação para alcançar o público-alvo estipulado pelo Governo Federal.

Com o objetivo de incentivar as gestões municipais a atingirem as metas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a SES investe o total de R$ 65 milhões no programa Imuniza Mais MT, que visa estruturar a Atenção Básica e premiar os municípios que alcançarem entre 90% a 100% de cobertura vacinal contra a Covid-19, Influenza e outras doenças.

O programa também disponibiliza duas Unidades Móveis de Vacinação da SES para auxiliar as cidades na vacinação da população. Juntos, os veículos possibilitaram a aplicação de 46.711 vacinas diversas e 25.112 atendimentos desde que começaram a percorrer o Estado, no início do programa Imuniza Mais MT, em julho de 2021 até dezembro de 2023. Nesse período, foram visitados 74 municípios do interior.

Além disso, a SES também realizou a ampliação da estrutura da Central de Imunobiológicos, conhecida como unidade central da Rede de Frio. No local, reinaugurado em outubro de 2021, o Estado investiu cerca de R$ 5 milhões em reforma e modernização.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet