Cuiabá, domingo, 19/05/2024
14:09:27
informe o texto

Notícias / Geral

19/03/2020 às 18:51

Casos suspeitos de coronavírus aumentam 136% e chegam a 59 em MT

Os exames passaram a ser realizados em Mato Grosso, o que deve reduzir o tempo de espera para 72 horas. Atualmente, algumas pessoas aguardam até 15 dias.

Alline Marques

Casos suspeitos de coronavírus aumentam 136% e chegam a 59 em MT

Foto: Giuseppe Feltrin

Os casos suspeitos de coronavírus subiu para 59 em Mato Grosso, o que representa um aumento de 136%. E a expectativa é de que este número aumente ainda mais nos próximos dias, conforme anunciou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (19).

De acordo com o boletim divulgado no fim da tarde de hoje, até o momento, 87 casos foram analisados, mas 11 foram descartados, sendo que destes, cinco atestaram positivo para Influenza B, e 17 foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.

Sobre os casos anunciados como confirmados por alguns hospitais de rede privada, sendo um em Rondonópolis e outros dois em Cuiabá, ainda aguardam para realização de exames de contraprova no Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), laboratório autorizado para realização dos exames de coronavírus e que passou a realizar os testes nesta quinta, o que deve reduzir o tempo de espera.

O  Centro de Operações de Emergência em Saúde de Mato Grosso (COE-MT) reforça ainda que, até o momento, o Estado não possui caso confirmado de COVID-19. 

A SES explicou ainda que sistema de informação oficial segue instável e que é possível os dados estarem discordantes da plataforma do Ministério da Saúde, a exemplo do que ocorreu hoje quando os dados apresentados eram confrontantes.

As ocorrências que levantam a suspeita de COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (2), Aripuanã (2), Araputanga (4), Cuiabá (28), Nova Xavantina (2), Rondonópolis (4), São José do Rio Claro (2), Sinop (1), Ipiranga do Norte (1), Juína (1), Juruena (1), Campo Verde (2), Campo Novo do Parecis (1), Poxoréu (1), Tangará da Serra (1), Várzea Grande (3), Primavera do Leste (1) e Cáceres (2).

Entenda os números

O aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impacta no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país. Nesta quinta-feira, o Governo Federal confirmou 621 casos de COVID-19 no Brasil – dado que apresenta 193 casos novos em relação aos números do dia anterior. 

Exames

O Lacen-MT passou a ser o laboratório de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19 e iniciou nesta quinta-feira (19) a realização das análises locais. Até então, as amostras para COVID-19 chegavam ao Lacen e, a depender da análise negativa para outros vírus, eram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo – um dos laboratórios de referência nacional. A partir de agora, o Lacen trabalhará com o prazo de até 72h após a amostra estar no laboratório estadual.

Recomendações


A SES ressalta a toda a população que mantenham as medidas de controle e prevenção citadas nesta nota. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais referente ao novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Todas as Notas Informativas da SES estão disponíveis neste link.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet