Cuiabá, domingo, 19/05/2024
10:55:16
informe o texto

Notícias / Geral

14/04/2020 às 13:16

Prefeito alerta para aumento de casos de coronavírus e pede que população fique em casa

De um total de 134 casos confirmados em MT, 72 são em Cuiabá. O número quase triplicou desde o dia 03 de abril, quando a capital tinha apenas 25 casos

Alline Marques

Prefeito alerta para aumento de casos de coronavírus e pede que população fique em casa

Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

Cuiabá quase triplicou o número de casos de coronavírus em apenas uma semana. O aumento é de 188%, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde nessa segunda-feira. A capital registrou 72 casos confirmados, enquanto no último dia 3 de abril o número era de 25. 

O número crescente de casos preocupa as autoridades e o prefeito Emanuel Pinheiro fez mais um apelo para que as pessoas fiquem em casa e cumpram as medidas de enfrentamento pela saúde e segurança da população.

“Estamos lidando com uma transmissão comunitária, em que a única forma de impedir que o vírus se espalhe é ficando em casa. O vírus não circula, quem circula são as pessoas e é preciso ficar em casa neste momento, cumprir as medidas de isolamento social para se proteger e proteger a todos. Quebrar a quarentena é colocar em risco a vida do outro e temos que ser responsáveis neste momento”, pediu o prefeito de Cuiabá.

Apesar do grande número de casos, a Capital tem baixado seu percentual em relação a Mato Grosso, o que indica que o vírus tem se espalhado com maior velocidade pelo estado. Cuiabá chegou a ter 63,3% dos casos do Estado em 05 de abril, reduzindo neste 13 de abril para 53,7%. Até o momento, 4 mortes foram confirmadas, nenhuma em Cuiabá.

“O sistema americano, espanhol, francês, inglês, caiu. Acho que o nosso é mais frágil que esses todos'. É minha obrigação como brasileiro, de quem está vendo nossas fragilidades históricas, favelas, nossa patriazinha pequena, é minha função dizer, estar ao lado, dos meus médicos, estar ao lado da população, protegê-los, pedir aos governadores que retenham essa mobilidade acelerada, porque isso pode ser muito ruim para o país”, explicou o ministro. 

Medidas

A Prefeitura de Cuiabá vem adotando uma série de medidas drásticas para evitar que a propagação da infecção se alastre na capital, dentre elas, a suspensão das aulas na rede municipal, fechamento do comércio, suspensão do passe livre e da tarifa social, suspensão do transporte público, higienização dos ônibus no ponto final de cada linha e disponibilização de álcool em gel nos terminais e estações, fechamento de feiras e ainda a determinação para execução do home office para os servidores públicos, excetuando-se os profissionais da Saúde. 

 
Com informações da Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet