Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:37:00
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2020 às 10:45

Senado publica cassação de Selma no Diário Oficial

Decisão foi firmada em sessão dessa quarta-feira (15), depois que Selma foi cassada por caixa dois e abuso de poder econômico

Kamila Arruda

Senado publica cassação de Selma no Diário Oficial

Foto: Agência Senado

A Mesa Diretora do Senado publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16) a decisão que culminou na perda do mandato da juíza Selma Arruda (Podemos), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final do ano passado.

Com isso, o cargo foi declarado vago e a ex-magistrada deixa oficialmente de fazer parte do Senado, após pouco mais de um ano exercendo o mandato.

“A Mesa Diretora do Senado Federal, no uso das suas competências e atribuições, resolve: declarar a perda do mandato de Senadora da República da Senhora Selma Rosane Santos Arruda, em cumprimento ao disposto no inciso V do caput do referido art. 55 da Constituição Federal”, diz trecho da publicação.

Agora, a Mesa Diretora deve convocar o ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) para assumir a vaga interinamente. O social democrata ficou na terceira colocação no pleito de 2018, o qual elegeu a juíza aposentada e Jaime Campos (DEM) como senadores.

Fávaro assume a cadeira deixada por Selma graças a uma decisão liminar proferida em fevereiro deste ao pelo Supremo Tribunal Federal. No despacho, o ministro Dias Tofolli determinou que o social democrata fique no cargo até que novas eleições sejam realizadas.

A eleição suplementar estava marcada para ocorrer no próximo dia 26,mas foi suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido à pandemia do novo coronavírus.

Os postulantes ao cargo deixado pela ex-magistrada, inclusive, chegaram a registrar as candidaturas junto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para participarem da disputa. Entre eles está o próprio ex-vice-governador Carlos Fávaro.

No total, 12 políticos estão de olho na vaga. Além do social-democrata, também registraram candidatura o atual vice-governador Otaviano Pivetta (PDT), o ex-governador Julio Campos (DEM), os deputados estaduais Elizeu Nascimento (DC) e Valdir Barranco (PT), assim como a ex-superintendente do Proco Gisela Simone, o empresário Reinaldo Moraes (PSC), Coronel Rubia Fernanda (Patriota), o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o deputado estadual José Medeiros (Podemos), Porcurador Mauro (PSol), e Feliciano Azuga (Novo).

Com a suspensão do pleito suplementar, a tendência é que o novo senador por Mato Grosso seja definido apenas em outubro deste ano, quando também será realizada as eleições municipais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet