18/04/2020 às 16:01
Leiagora
A Defensoria Pública requisitou às agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e às lotéricas de Sinop (479 km de Cuiabá) que mantenham a política da não aglomeração e adotem medidas de higiene para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
A requisição, assinada pelo defensor Leandro Torrano, recomenda a higienização constante dos estabelecimentos, dos clientes (logo na entrada), dos materiais, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual recomendados pelos órgãos de saúde aos colaboradores. Estabelecimentos têm três dias úteis para responder.
“A situação caótica de saúde pública enfrentada pelo Covid-19 chamou a atenção de inúmeros cidadãos sinopenses, que divulgaram em suas redes sociais a condição das filas de atendimento na CEF e lotéricas pela cidade, que vai na contramão dos programas sanitários de distanciamento e higienização implantados não só no município de Sinop, como em todo país”, afirmou Torrano.
As recomendações da Defensoria foram motivadas por flagrantes de aglomerações recentes, incluindo longas filas, em agências da Caixa e lotéricas de Sinop, como mostra a foto acima.
“Diante da comoção e perigo de propagação do vírus, a Defensoria Pública requisita providências visando, cada vez mais, o resguardo da saúde pública e, por consequência, da vida da população sinopense”, completou o defensor.
Um informativo sobre o risco de contaminação pelo coronavírus deve ser afixado nas agências, tanto na área interna quanto externa, além de fazer respeitar filas com distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, podendo, inclusive, colocar marcas no chão para identificar a distância necessária.
Internamente, a mesma distância deve ser observada entre os assentos, disponibilizando servidores para fazer a triagem nas filas, assim como a adoção de horário de atendimento exclusivo aos grupos de risco – idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes, entre outros.
Deve ser dada também assistência preferencial aos indivíduos dos grupos de risco, garantindo um fluxo ágil para que permaneçam o menor tempo possível no interior dos estabelecimentos.
O ofício orienta que a Caixa e as lotéricas podem realizar o agendamento dos clientes para evitar o agrupamento em filas.
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