Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
17:42:37
informe o texto

Notícias / Política

20/04/2020 às 17:15

Projeto que discute multa por falta de máscara é aprovado na ALMT

A proposta aprovada isenta o cidadão da multa e prevê a punição aos estabelecimentos públicos e privados.

Alline Marques

Projeto que discute multa por falta de máscara é aprovado na ALMT

Foto: Fablicio Rodrigo

O projeto de lei que prevê a multa pelo não uso de máscaras protetoras faciais em Mato Grosso foi amplamente discutido durante sessão dos deputados estaduais, na tarde desta segunda-feira (20). Por 17 votos a 7, foi aprovada a proposta apresentada pelo deputado Lúdio Cabral (PT), que isenta o cidadão da multa, e transfere a punição aos estabelecimentos públicos e privados.

A proposta, um substitutivo integral ao texto original enviado pelo governador Mauro Mendes (DEM), chegou a ser retirada de pauta a pedido do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

Dilmar alegou que o projeto de Lúdio não era viável porque o texto previa que o governo ficasse responsável pela distribuição gratuita de máscara à população.  O democrata, porém, voltou atrás e a votação foi retomada, com a garantia de que o projeto será debatido na Comissão de Constituição e Justiça na busca de um consenso entre o Executivo e o Legislativo.

Outro questionamento partiu dos deputados Xuxu Dal Molim (PSC), Sílvio Fávero (PSL) e Elizeu Nascimento (DC), que são contrários à punição aos empresários, que já estão sofrendo os impactos pela crise econômica no país.

Além disso, muitos deputados também demonstraram insatisfação com a proposta original do governo, que queria punir o cidadão. Um deles foi Fávero, que chegou a lembrar que tem gente passando fome, enquanto os deputados ficam discutindo a obrigatoriedade de máscara.

“Como vai querer cobrar das pessoas a máscara se as pessoas não têm mais o que comer? A máscara caseira tem que lavar, isso tem custo também. Eu só vejo sair projeto sem pé e nem cabeça, que não chega a lugar nenhum. Daqui a pouco acaba e ficou um teatro bonito. Ninguém sabe o que está acontecendo, mas daqui a pouco acaba e continua faltando creche, faltando escola, faltando tudo, e a gente está aqui falando de máscara”, desabafou Fávero, na sessão.

Aprovada em primeira votação, agora a proposta passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que irá debater um novo substitutivo com objetivo de chegar a um consenso entre Legislativo e Executivo.

Leia também
Lúdio quer que multa de R$ 140 por falta de máscara seja paga por estabelecimento
Deputados não concordam com multa por falta de máscara e pedem vista de projeto
PM e Procon vão fiscalizar uso de máscaras em MT; multa é de R$ 140 por infração
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet