Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
19:14:45
informe o texto

Notícias / Judiciário

04/06/2020 às 12:12

Justiça extingue ação de médicos contra Prefeitura por falta de pagamento de horas extras

Os profissionais foram contratados para trabalhar 20 horas por semana mas acabam fazendo o dobro e sem receber

Camilla Zeni

Justiça extingue ação de médicos contra Prefeitura por falta de pagamento de horas extras

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara de Ação Civil Pública e Popular de Cuiabá, decidiu extinguir um processo movido pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindmed) contra a Prefeitura de Cuiabá. Os representantes pediam que a Justiça determinasse em caráter de urgência o pagamento de horas extras trabalhadas por médicos do Programa de Saúde da Família (PSF).

Segundo a magistrada, o pedido não pode ser analisado porque o Sindicato não teria legitimidade ativa para entrar com a ação e porque o tipo de processo escolhido, "ação civil pública" não é o instrumento adequado para o caso. 

Conforme o Sindicato, a prefeitura tem contrato de 20 horas semanais com médicos, que, na realidade, acabam trabalhando o dobro, sem receber o adicional de hora extra. Segundo eles, a contratação de 20 horas é uma determinação que segue legislação municipal.

Ocorre que os médicos que trabalham 100% de horas a mais do que era previsto já tentaram contato com a Prefeitura. Eles dizem que são ignorados e que os pagamentos continuam seguindo com valores que não correspondem com a carga horária.

Consta da ação que um médico em início de carreira recebe R$ 4.231,57, sem o adicional. Assim, considerando que deve ser pago pelo menos 50% a mais que a hora normal em casos de horas extras, cada médico em início de carreira que trabalha a mais deveria receber R$ 10.578,92.

O Sindicato destacou que "a administração municipal, agindo dessa forma, está se locupletando ilicitamente, dos valores que deveria pagar aos médicos, e também, da própria mão­ de ­obra desses profissionais, com o enriquecendo ilícito do órgão público".

A juíza, ao analisar os documentos apresentados, chegou a dizer que seria possível fazer o julgamento do caso, mas observou depois que o Superior Tribunal de Justiça já definiu, em jurisprudência, que não há legitimidade dos sindicatos nesse caso, considerando que não se trata de uma ação coletiva mas de poucos médicos envolvidos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet