Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:29:22
informe o texto

Notícias / Política

18/06/2020 às 17:04

Governo Federal confirma desabilitação de 89 leitos de UTI em MT

A oficialização ocorreu nesta quinta-feira (18) por meio de publicação no Diário Oficial da União.

Kamila Arruda

Governo Federal confirma desabilitação de 89 leitos de UTI em MT

Foto: Secom-MT

O Governo Federal confirmou a desabilitação de 89 leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) em Mato Grosso destinados a tratamento do novo coronavírus (Covid-19). A oficialização ocorreu nesta quinta-feira (18) por meio de publicação no Diário Oficial da União.

Além disso, o Governo Federal solicita a devolução de R$ 12,8 milhões por parte do governo Mauro Mendes (DEM) e dos gestores de hospitais em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis e Sorriso. 

A medida, entretanto, não deve afetar aos municípios citados. Isto porque, os 60 leitos que foram desabilitados pela União já haviam sido anunciados e foi realizado a pedido dos próprios Executivos Municipais e também da Secretaria de Estado e Saúde.

Em Cuiabá, por exemplo, a desabilitação foi feita porque Prefeitura da Capital optou por não atender a pacientes com Covid-19 no novo Hospital Municipal de Cuiabá.  Desta forma, os referidos leitos estão sendo utilizados para atender pacientes com outras enfermidades.

“O que ocorreu foi que, ao consultar a equipe técnica de enfrentamento ao Covid -19, o prefeito Emanuel Pinheiro concluiu que, nesse momento da pandemia é mais prudente deixar o HMC apenas para o atendimento às demais enfermidades. Fato que inclusive tem desafogado todo o fluxo de atendimento do estado, onde apenas no último trimestre realizou mais de 6.300 atendimentos de urgência e emergência, 2098 cirurgias de média e alta complexidade e teve as UTIs com 100% de ocupação", justificou em nota. 

Cuiabá continua com os 55 leitos de UTI no antigo pronto-socorro, hospital de referência para Covid na capital, além de outros 40 no Hospital São Benedito. Além disso estão sendo criados mais 30 leitos de UTI no hospital referência, que foi anunciado na segunda-feira logo após reunião entre o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito.

O mesmo ocorre em Várzea Grande. Conforme informações fornecidas pela Secretaria de Comunicação, o município pediu a desabilitação dos leitos no mês de maio, por terem sido credenciados para Leito UTI Infantil Covid-19. 

“Várzea Grande no Plano de Contingência assinado com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Cuiabá pactuou por atender os demais casos não covid-19, que ainda têm alta incidência e requisitou novos recursos para estes casos que não relacionados ao coronavírus”, informou.

Por fim, o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, explicou ainda que pediu a desabilitação de todos os leitos citados após visita de supervisão técnica, que “constatou-se que os referidos leitos não se encontravam em funcionamento”. Além disso, os leitos do Hospital Regional de Sorriso foram transferidos para a unidade de Sinop, devido à obra realizada na unidade. 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet