Cuiabá, segunda-feira, 21/09/2020
09:21:17
informe o texto

Notícias / Geral

21/07/2020 às 15:30

Aplicativo Teams vai auxiliar alunos e professores nas aulas não presenciais

As aulas na rede estadual serão retomadas a partir do dia três de agosto, de forma não presencial (online e off-line).

Leiagora

Aplicativo Teams vai auxiliar alunos e professores nas aulas não presenciais

Estudante

Foto: Tchélo Figueiredo / Secom-MT

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Microsoft Corporation vai disponibilizar a todos os estudantes e professores da rede estadual de ensino o aplicativo Teams, uma ferramenta que vai auxiliá-los nas aulas não presenciais (online). As aulas na rede estadual serão retomadas a partir do dia três de agosto, de forma não presencial (online e off-line).

O aplicativo faz parte do pacote Microsoft 365, que oferece meios para viabilizar a aprendizagem online, com ferramentas que promovem a interação entre estudantes e professores. O aplicativo Teams é uma multiplataforma que pode ser utilizada a partir de um desktop (computador pessoal), notebook, tablet ou dispositivo móvel (celular).

Ao acessar o Teams, os professores poderão interagir com os estudantes, compartilhar arquivos e sites, criar blocos de anotações de classe, além de disponibilizar tarefas e questionários. Os estudantes poderão participar de webconferências com os colegas de classe.

A Seduc, em parceria com a Microsoft, está gerando e-mails institucionais para professores e estudantes. Estão previstas a criação de 15 mil contas de e-mails para os professores e mais de 360 mil contas para os alunos. O esforço engloba também a criação de todas as equipes de professores e alunos conforme as turmas existentes nas escolas.

A conclusão da criação das contas e organização das turmas está prevista para a próxima semana.

As contas serão disponibilizadas por meio de uma página no portal Aprendizagem Conectada (www.aprendizagemconectada.mt.gov.br). Na página também estarão disponibilizadas as instruções de acesso.

Para o atendimento aos professores e estudantes, a Seduc conta com dois canais de suporte, pelo 0800 65 1717 e pelo e-mail helpdesk@educacao.mt.gov.br

Formação
A Seduc vai ofertar formação aos profissionais da educação (efetivos e contratados) para qualificação sobre o uso de tecnologias que serão usadas nas aulas não presenciais, como o uso de recursos tecnológicos da Microsoft Teams. O processo de formação já está ocorreu para 150 profissionais da rede estadual, sendo 130 professores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e 20 profissionais do órgão central da Seduc.

Esses 150 professores serão os multiplicadores para os demais profissionais da educação, que passarão pela formação entre os dias 15 e 30 de julho.

Retorno das aulas
As aulas não presenciais serão organizadas em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material escolar; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.

Essas aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e com materiais apostilados impressos (off-line). A Seduc também vai continuar ofertando as videoaulas pela TV Assembleia.

As aulas off-line preveem a entrega de apostilas para os alunos que não têm acesso à internet. Os professores também poderão trabalhar com os alunos via whatsapp, fazendo estudo dirigido.

 
Com informações da Seduc

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet