Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
22:35:25
informe o texto

Notícias / Geral

02/09/2020 às 19:34

Famílias pedem justiça a indígenas bolivianos mortos pela polícia de MT; vídeo

O Gefron noticiou que as vítimas estavam traficando, no entanto, não foram encontrados entorpantes com eles e a denúncia é de sinais de tortura

Maria Clara Cabral

Famílias pedem justiça a indígenas bolivianos mortos pela polícia de MT; vídeo

Foto: Reprodução

Os bolivianos Arcindo Sumbre García, Paulo Pedraza Chore, Yonas Pedraza Tosube e Ezequiel Pedraza Tosube Lopez estariam retornando de uma caçada, perto da cidade de San Martias, quando foram cercados e baleados por policiais de Mato Grosso na fronteira com o município de Cáceres (219 km de Cuiabá), durante operação contra o tráfico de drogas no dia 11 de agosto.

Eles estariam, inclusive, levando em suas mochilas as carnes já secas de porcos do mato, provenientes da caça.

Desde então, a morte desses quatro indígenas da etnia Chiquitano, envolvendo o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), mobiliza famílias, entidades indigenistas, movimentos sociais e até parlamentares, que questionam a atuação policial em "circunstâncias ainda nebulosas".

É o que diz uma moção de repúdio aprovada na Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quinta-feira (2), de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que reafirma uma versão relatada pelos familiares das vítimas. O documento aponta que os corpos apresentaravam sinais de tortura, como a orelha cortada e os dentes quebrados. 

LEIA TAMBÉM: Sem renda, 200 famílias de indígenas Chiquitano de Vila Bela dependem da solidariedade na pandemia


A Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) chegou a noticiar o caso, informando que o Gefron recebeu uma denúncia de que os bolivianos estariam traficando junto a um grupo de "várias pessoas". Eles teriam sido mortos durante um conflito e estavam armados; no entanto, a equipe policial não informou ter encontrado entorpecentes com as vítimas.

“Foi prestado socorro médico aos feridos até o Hospital Regional de Cáceres, no entanto nenhum deles resistiu aos ferimentos e vieram a óbito. Diante dos fatos foi confeccionado boletim de ocorrência. As armas e munições foram encaminhadas para Defron para que sejam tomadas as providências que o caso requer”, diz a matéria da Sesp.

Durante a tarde, membros do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e outras organizações sociais estiveram reunidos com o governo boliviano em Cáceres. O grupo também se organizou para levar assistência às famílias afetadas pelas mortes, já que dependiam das caças feitas pelos quatro adultos, principalmente em contexto de pandemia.

O Cimi informou ainda que aguarda o término da viagem dos representantes para se posicionar com novas informações e levou o caso ao Conselho de Direitos Humanos do estado.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet