Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
07:14:51
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/10/2020 às 10:24

STF autoriza extradição de sócio da empresa Telexfree, investigada nos EUA

Nascido no Brasil, Carlos Nataniel Wanzeler se naturalizou norte-americano em 2009. Para a 2ª Turma, portanto, ele deve ser julgado nos EUA

DO METRÓPOLES

Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão da 2ª Turma, manteve a extradição do sócio da Telexfree Carlos Nataniel Wanzeler para os Estados Unidos. O processo de extradição havia sido suspenso pelo ministro Marco Aurélio Mello, da 1ª Turma.

A empresa de Wanzeler é acusada de integrar suposto esquema de pirâmide financeira, conspiração e fraude eletrônica. Ele é considerado foragido pela Justiça dos Estados Unidos e é réu em processo no qual vítimas pedem ressarcimento dos prejuízos causados pela empresa, responsável por venda de pacotes de internet.

A suspeita é de que mais de 1 milhão de pessoas tenham sido vítimas das ações fraudulentas da companhia, resultando em um prejuízo de mais de U$ 3 bilhões.

Em 2018, o Ministério da Justiça decidiu cassar a nacionalidade brasileira do empresário. Wanzeler se naturalizou norte-americano em março de 2009. Para a 2ª Turma, o gesto representa a renúncia do acusado de sua nacionalidade brasileira.

O colegiado definiu que a Justiça dos EUA permita que o empresário responda ao processo em liberdade, até a conclusão do julgamento. A 2ª Turma estabeleceu que o acusado não poderá ser sentenciado a mais de 30 anos de prisão, pena máxima a ser cumprida no Brasil.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet