Cuiabá, sábado, 27/04/2024
19:37:56
informe o texto

Notícias / Política

08/11/2020 às 08:02

Confira as propostas para educação dos candidatos a prefeito de VG

Kamila Arruda

Confira as propostas para educação dos candidatos a prefeito de VG

Foto: Seduc

Os quatro postulantes ao comando do Paço Couto Magalhães no pleito deste ano apresentaram propostas especificas para a área da educação. As propostas vão desde desmembramento da secretaria, passa pela construção de novas unidades, e ainda prevê o fortalecimento do ensino básico com a participação da comunidade.

Cada candidato especificou os seus planos para o setor no programa de governo, o qual foi entregue a Justiça Eleitoral no ato do registro de candidatura.

Confira as propostas

Emanuelzinho Pinheiro (PTB)

A fim de priorizar a educação no município, o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (PTB) garante que, se eleito, ira desmembrar a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. 

A intenção do parlamentar é transformar a pasta em duas secretarias, sendo uma de Educação e outra de Cultura e Esporte. Para o petebista, isso irá garantir “a ampla atenção sobre a Educação Infantil no município”.

Além disso, ele ainda pretende reestruturas as contas públicas do setor, a fim que se torne mais eficiente; publicizar o quadro de servidores e agentes públicos alocados na Educação; estabelecer um plano de investimento para construção de novos CMEIs, adaptações e ampliações em CMEIs e escolas, entre outras coisas.

“A educação terá prioridade na nossa gestão, tendo como referência eixos multidisciplinares que implementarão ações para o enfrentamento dos problemas educacionais, como a desigualdade de oportunidades, o analfabetismo, a exclusão e os baixos índices de escolarização da população”, enfatiza o candidato.

Flavio Frical (PSB)

As diretrizes apresentadas pelo empresário Flavio Frical (PSB), em seu plano de governo são e “evoluir no rumo da escola de tempo integral e na integração entre escola e comunidade”.

Neste sentido, ele afirma que pretende adotar um planejamento para transformar a estrutura das escolas municipais de modo a instituir gradativamente o sistema em período integral, a fim de cumprir com eficiência a grade curricular básica, além de oferecer atividades complementares que contribuam para a melhor formação do aluno.

O socialista ainda garante que se vencer no próximo dia 15 irá implantar modelo de valorização dos profissionais da educação com aperfeiçoamento e capacitação permanentes, bem como buscar uma política para melhoria das condições salariais da categoria criando atratividade para a função do magistério.

A ampliação do numero de vagas nos Centros de Educação Infantil também está entre as promessas de Frical. De acordo com ele, isso será possível por meio da reforma e ampliação da estrutura existente e a construção de novas unidades.


Kalil Baracat (MDB)

O ex-vereador Kalil Baracat (MDB) afirma que, se si tornar prefeito de Várzea Grande, irá trabalhar para garantir a construção de, ao menos, 10 novos Centros de Educação Infantil. A medida, segundo ele, irá ampliar acesso e a permanência nas unidades de educação infantil.

O emedebista ainda pretende ampliar o atendimento do programa escola em templo ampliado, aumentando em mais de 20 unidades no ensino urbano e duas no campo.

O candidato ainda pretende instituir projetos socais a fim de incentivar a educação. Entre as suas propostas está o desenvolvimento de projetos articulados com a área de esportes e cultura, com ênfase na pratica de atividades físicas, recreativas, musica, dança, entre outras coisas.
A inclusão social para os alunos da rede municipal também estpa entre as proposta de Baracat.

Milton Dantas (Psol)

Candidato pelo PSol, Milton Dantas tem como mote o fortalecimento da carreira dos professores, bem como melhorias na estrutura das escolas. Para tanto, garante a ampliação do orçamento para a educação, afim de expandir a rede pública de ensino.

A sua intenção, se eleito prefeito da cidade industrial, é implantar efetivamente a escola de tempo integral. Além disso, pretende reduzir o número de alunos por sala de aula por meio de construção de novas unidades, visando uma estruturação mínima que comporte biblioteca, sala de informática e quadra poliesportiva - Projeto político-pedagógico.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet