Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
15:49:58
informe o texto

Notícias / Política

03/11/2020 às 18:14

Barranco promete apurar denúncia de desvio do programa Terra a Limpo

Em entrevista ao programa Política Agora, Barranco comentou sobre a situação e prometeu apurar a denúncia

Eduarda Fernandes

Barranco promete apurar denúncia de desvio do programa Terra a Limpo

Foto: Reprodução / Política Agora

Candidato ao Senado Federal, o deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirma ter recebido denúncias de desvio, por parte do Governo do Estado, dos recursos destinados ao Programa Terra a Limpo, lançado em 2018, ainda na Gestão Taques.

Em entrevista ao programa Política Agora, Barranco comentou sobre a situação e prometeu apurar a denúncia.

Leia também - Mendes diz que Pinheiro quebrou Cuiabá e compara gestões: "é como água e vinho"

“E agora ainda recebi algumas denúncias de que o Governo do Estado está desviando esse dinheiro. Então é algo muito grave que o recurso... O Incra, por exemplo, era para ter titulado todos os assentamentos sem nenhum custo para os assentados. Até hoje nenhum título foi expedido com recurso do Terra Limpa. Já fiquei sabendo que eles estão desviando parte desses recursos para outras finalidades e nós vamos apurar isso também porque é muito grave, muito grave mesmo”.

O programa citado prevê o beneficiamento de aproximadamente 65 mil famílias que vivem em mais de 400 assentamentos rurais e glebas existentes em 87 municípios de Mato Grosso e que pertencem ao Governo Estadual, Governo Federal e União. O projeto conta com recurso de R$ 72,9 milhões do Fundo Amazônia, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O programa foi lançado em 2018, último ano da gestão de Pedro Taques (Solidariedade). À época, o governo anunciou que o montante seria utilizado no processo de georreferenciamento e titulação das propriedades nos próximos cinco anos.

O projeto tem como referência o Programa “Terra Legal” implantado em 2009 pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet